O Meio Termo!!

Não há meio termo, ou estamos satisfeitos ou não. O meu amigo V. está insatisfeito, como demonstra no seu blog; O Meio Termo, por os caríssimos professores não lhe atribuirem suficiente trabalho para o manter entretido. Está portanto em pré-estágio a aguardar que o trabalho lhe caía na cabeça. Depois vai reclamar. Ao invés, não tenho tido muito tempo já que enquanto faço cadeiras atrasadas da licenciatura também tenho um trabalho de uma cadeira de mestrado. Monitorização de Sistemas Ambientais é o seu nome, e o primeiro trabalho à séria consiste em manipular imagens de satélite. Interessante, divertido, mas também trabalhoso. Quem se encontrar aborrecido chegue-se á frente, entretenho-os com a formatação das letras do relatório no Word =)

A message from Al Gore

Descobri esta preciosidade no blog: My Guide to your Galaxy

É um pequeno vídeo de promoção ao documentário Uma Verdade Inconveniente, onde Al Gore contracena com....Bender! o Robot da série Futurama. Quem não conhece a série também fica aqui com uma amostrazinha. Se ainda não viram o documentário do Al Gore estão á espera de quê? Vale cada euro, e se não te fizer pensar um pouco, bom então...pelo menos podes fingir que és uma pessoa culta, inteligente e que te interessas. ;)

Memo

Conforme o tempo me permita, o meu cérebro quer processar alguma informação em falta. A saber:

- O que distingue, Esquerda, Direita, Liberalismo, neo-liberalismo, capitalismo, imperialismo.....
- Teorias alternativas ao fenómeno de aquecimento global, sem ser a acção antropocêntrica.
- Investigar rumores recentes (aos meus ouvidos) que afinal o homem nunca foi á Lua, não passando tudo de uma encenação para os americanos ganharam a Guerra Fria.
- O mesmo se passa com diversas teorias sobre o 11 de Setembro, se que bem que não sei qual é a conspiração aqui.
- ...

Gosto de saber muito, sobre muitas coisas. Embora saber muito sobre muitas coisas, impede-me de saber muito sobre poucas coisas. Confuso? Nem por isso....

Futuro?!

As notícias hoje abrem uma janela quanto a dois possíveis futuros, um da Humanidade, outro do Portugal dos pequeninos.

Teoria Evolucionista de Oliver Curry

(...) a espécie humana se dividirá em duas por volta do ano 100 000 (...) passará a existir uma raça geneticamente superior e outra menor.

Então, passará a haver uma raça com seres altos, magros, atractivos, inteligentes e criativos e outra oposta -- de feios e anões.

Os homens terão «rostos mais simétricos, aparência atlética, vozes mais graves e pénis maiores». As mulheres terão uma «pele sem pêlos, grandes olhos claros, seios de dimensões avultadas e cabelo lustroso». Haverá uma tendência para a cor de pele convergir para a mesma tonalidade, mulata, «atenuando as divergências raciais».
fonte: Sol.

E pergunto eu. Esta teoria baseia-se apenas na crescente selectividade relativamente aos parceiros sexuais ou num desejo sub-consciente do cientista por, quem sabe, cabelos lustrosos.....

Ibéria - União entre Portugal e Espanha

Uma sondagem publicada ontem pela revista espanhola Tiempo revela que 45,6 por cento dos espanhóis são favoráveis à fusão. Destes, a maioria (43,4 por cento) defende que o novo país deve ter um velho nome - Espanha -, ao passo que 39,4 por cento chamar-lhe-iam Ibéria; e a esmagadora maioria (80 por cento) defende que a capital deve manter-se em Madrid, contra apenas 3,3 por cento que favorecem Lisboa.
Fonte: Público.

É uma ideia. Talvez melhorasse as condições de vida dos tugas, ou então arrastávamos connosco os mal-encarados espanhóis. A Espanha já se encontra separada em regiões ( a dita Regionalização....), como a Catalunha, Galiza, etc. Mais uma não faria grande diferença. O problema seria quando a guerrilha que tem sede no Norte de Portugal tentasse formar um estado independente.....

Há Dias de Azar!

Não não é o filme que está nos cinemas portugueses. É a 6ª Feira. Aquela que coincide com o 13 dia do mês. Que me lembre nunca tive azar neste dia e felizmente continuo incolúme. Infelizmente não é caso de uma amiga que para cúmulo não teve azar uma vez, mas sim duas. 6ª Feira 13, dia de Arraial do Técnico, que diga-se foi muito fraquinho, a começar pelo Armazém onde se realizou. A amiga I. tentando afogar as mágoas por ter perdido durante a tarde a carteira (com valor sentimental. Quando vão a Budapeste comprar outra?!), aproveitou o Arraial e excedeu-se um pouco nos copos. Resultado, taxa de álcool no sangue = 0,8 e apreensão de carta até pagar uma módica quantia, por sinal nada meiga. Era uma daquelas noites em que bebemos e nos sentimos confortáveis na mesma para conduzir. Há dias de Azar!

Lisnave F.C.

Falta uma semana para o início da competição. Ano novo, vida nova. Este ano integro uma nova equipa do concelho de Almada, o Lisnave F.C.. É portanto a segunda vez que mudo de equipa em dois anos, mas felizmente apenas por decisão minha, pois todos os treinadores que tive até hoje mostraram total disponibilidade para contar comigo. O treinador é o mesmo com quem trabalhei no Basket Almada Clube, nos meus 2 anos de Proliga. Conheço os seus métodos de treino e forma de encarar os jogos. Reciprocamente também ele me conhece bastante bem e comunicou-me que irei ser o Capitão de equipa neste novo projecto. É sempre um orgulho e um "gosto especial", pois em 12/13 anos que jogo, fui sempre capitão das equipas em que tive, excepto em 2 na Proliga (idade é um estatuto e grande capitão que tinhamos. Transitaram comigo do Feijó para o Lisnave alguns jogadores que conheço bastante bem, e pelo que tenho visto dos treinos temos tudo para fazer uma óptima competição. Espero que assim seja.

Como Enriquecer!

Ter uma clínica médica desportiva. Tão fácil como isto.
Todos os anos em meados de Setembro/Outubro no início das competições as equipas dos diversos desportos têm que realizar exames médicos para poderem ser dados como aptos para a competição. Neste período, durante toda a semana, uma clínica deste tipo recebe inúmeros atletas (vários desportos colectivos, +- 16 atletas em média por escalão, +- 5 escalões em média....façam as contas), os quais pagam do seu bolso o exame ou os seguros pagam. Uma pipa de dinheiro por semana portanto.

Jogo basquetebol desde que me lembro e há uns 8/9 anos o referido exame consistia em: Deslocarmo-nos em jejum por volta das 8h.30 da manhã para fazer análises ao sangue, análise á urina, electrocardiograma durante 1 ou 2 minutos e algumas perguntas de rotina pelo médico (já me pediram para distinguir entre uma caneta verde e outra vermelha). Mais recentemente, removeu-se a análise ao sangue á equação. Ontem foi o cúmulo!!
Análise ao sangue: não é necessário. Análise á urina: não é necessário;. Electrocardiograma: cerca de 20segundos que representam algo como o meu ritmo cardíaco e anomalias. Após este teste (enquanto o faço a Doutora fala com outro atleta) e para meu espanto, a Doutora retira a bata e vai tomar um café com a recepcionista. Mas que raio, não podia ter esperado até ter terminado de analisar o meu exame?! Ainda melhor, enquanto a doutora toma o seu cafézinho mais 3 míudos juntam-se a mim e ali ficamos, em tronco nú à espera que sua excelência regresse. Quando finalmente está de volta, medição da pressão arterial, perguntas da ordem:
- Ouves bem? Vês bem? Cáries? jogas basquete á quantos anos? Aprovado sem restrições!

Resumindo, um exame que durava 2 minutos levou 30 minutos e pelos vistos agora um electrocardiograma diz tudo o que é necessário saber sobre a saúde de um atleta.

DownHill....

" (...)a partir de agora e até ao fim de 2006, os seres humanos estarão a explorar mais recursos naturais do que aqueles que podem ser renovados num ano civil." in Ecosfera, Público.

Calcula a tua Pégada Ecológica: Aqui. Talvez estejas a consumir demasiados recursos...

300

As bandas-desenhadas contêm um mundo infindável de histórias que produto da mente de artistas como Frank Miller, só com o auxílio das tecnologias mais recentes podem ser transpostas eficazmente para o grande ecrã.

Em 2007 somos presenteados com mais uma adaptação de uma história escrita por Frank Miller, de seu nome 300. Esta BD e agora filme retrata a famosa batalha de Termópilas onde o Rei Leónidas e 300 espartanos não recuam perante nada nem ninguém e retêm um dos maiores exércitos da história que jamais entrou na Europa, o exército do Império Medo-persa.

O trailer mostra-nos uma BD que ganha vida na tela com traços que parecem saídos directamente das canetas de Miller. Este trailer e a música que o acompanha são fabulosos. Um mimo.

Desgosto....

...para não dizer detesto, chegar atrasado a uma hora pré-estabelecida. Parece que não sou o único contra o constante atraso do tuga. Ver aqui. Não compreendo. A sério que não compreendo.

" - Jantar?
- Pode ser ás 20h30.
- Combinado! "

E o que acontece sempre? Dependendo sempre do número de pessoas envolvidas e do evento, normalmente 30 minutos depois da hora combinada chega o responsável pelo evento e depois ao longo de uma boa hora vão chegando os restantes participantes. É claro que se for um evento que comece sem estar toda a gente, têm de fazer pela vida...ou não. Ainda este ano houve um concerto da Diana Krall, salvo erro para os lados de Cascais, que simpáticamente começou bastante atrasado porque o belo do tuga não parava de chegar, incluindo um presidente de Câmara Municipal. Depois queixam-se de ver sempre Portugal nos últimos lugares das estatísticas. Se o horário de entrada no trabalho é ás 9h. Lógico que chegar ás 9h.30 é aceitável. Estava trânsito e ontem só saí 15 minutos mais cedo.

Se têm um horário a cumprir, uma hora estabelecida, se são lentos, há trânsito, está a chover......custa muito sair mais cedo de casa???
Não estou com isto a dizer que nunca cheguei atrasado a nada. Mas por norma tento chegar sempre antes da hora marcada.

Phone Boot

Ocasionalmente pode ser visto um bom filme na televisão portuguesa, como foi o caso desta tarde. Phone Boot (2002), é um excelente exemplo de como com pouco mais de um cenário, uma mão cheia de personagens se consegue ter um argumento que agarra a audiência do princípio ao fim. Um dos primeiros papéis de destaque do Colin Farrel que contracena com a....voz do Kiefer Sutherland. Joel Schumacher inclui-se na minha extensa lista de excelentes realizadores pois consegue tornar diferentes histórias e ambientes em filmes imperdíveis, desde a banda desenhada (Batman Forever), à guerra (Tigerland), ao musical (Fantasma da Ópera), entre muitos outros.

No ouvido:
The Caller: Now doesn't that just torque your jaws? I love that. You know like
in the movies just as the good guy is about to kill the bad guy, he cocks his
gun. Now why didn't he have it cocked? Because that sound is scary. It's cool,
isn't it?

The Caller: You think she didn't know she was being watched.
Stu: What?
The Caller: But beautiful women always know. That false
indifference, superior air. It's just a tease. They want eyes on them. Why does
she put on her make up? Do her hair? Dress so nicely? Not for her husband which
she hardly ever sees, no, it's for somebody else to notice... I notice.

Back in Business

Início de mais um semestre, acordar cedo, habituar a acordar cedo. Cansado.
Início da época desportiva no basket, primeiros treinos, primeiros jogos. Cansado.
Conciliar tudo, ter tempo para a menina também. Naaa isso já não cansa =)

Aliado a isto o meu computador insistia em trabalhar muito devagarinho, lentinho para não se cansar muito e por vezes fazia umas sonecas mesmo quando se está a usá-lo. Solução?! Como já instalei o Windows Xp vezes sem conta, desta vez tomaram-se medidas drásticas. Upgrade directamente para o Windows Vista RC1. É a release candidate da Microsoft para o mais recente Windows a ser lançado em 2007. Se esta versão não tiver grandes falhas, será lançado algures em Janeiro. Isto quer dizer que sou uma espécie de cobaia!! Para já gosto bastante e é bastante rápido, vou perder algum tempo nos próximos dias em configurações, contas e-mail, instalação de programas. The usual.

Entretanto ficaram alguns eventos por relatar aqui no blog, mas a partir deste fim-de-semana deverá voltar tudo á normalidade....