Uma Imagem vale por Mil palavras

Babel

Este não escapa aos Óscares. Seja em que categoria for irá levar uma estatueta para casa. Quatro histórias interligadas entre si, quatro línguas diferentes, quatro países. É o nosso mundo e as diferenças culturais. Impossível ficar indiferente à história de Chieko, mas para uma análise muito mais completa e aprofundada...pasmem-se.

Guia Completo dos Gajos

Talvez para contrabalançar com os estudos e outras questões sérias do dia-a-dia, tenho andado com mais atenção ao humor, seja ele televisivo, radiofónico ou escrito. Presentemente, ando a ler "Dave Barry, Guia Completo dos Gajos", da colecção E Agora Para Algo Completamente Diferente da Editora Gradiva.

É um livro não sobre Homens, mas sobre gajos. É feita uma distinção clara entre estas duas espécies...Talvez venha a transcrever aqui alguns excertos do livro que ache pertinentes, não pelo puro prazer do plágio, mas simplesmente para fazer o backup dos excertos mais interessantes não vá algum gajo roubar-me o livro. Por agora e para compreender o nível científico que este livro exigiu deixo-vos a primeiríssima frase do livro:

Este livro é dedicado a seja quem for que inventou o comando da televisão. (Eu pesquisava o nome do tipo, mas não me apetece levantar do sofá.)

36...

...Primitivas resolvidos por mim nos últimos 2 dias. Começo a adorar Análise Matemática.

Back to Work

Dois dias inteiros sem tocar em trabalho. Foram umas Mini-mini-férias e agora de volta às contagens decrescentes para entregas de trabalhos e aproximar dos exames. Terei uma folga no próximo Domingo, porque não se pode entrar no Novo Ano a trabalhar não é verdade?! Gestão é do que se trata agora. Quanto melhor for feita a gestão do tempo melhor serão os resultados. Horas para os trabalhos, estudar para Análise Matemática, namorada, desporto e descanso. Daqui por um mês já terei uma ideia de como correu este semestre. Esperemos que pela positiva.



Memo: Cortar no tempo da namorada para ter mais tempo de.....descanso.

Feliz Natal...

...em especial para os futuros Arquitectos da Aldeia Global ;

via: Não Está Fácil.

This is Halloween

Versão Original do filme The Nightmare Before Christmas


Versão Marylin Manson

X - MAS...

...by Tim Burton in The Nightmare Before Christmas.

What's This


Making Christmas


Boas Festas e Feliz Natal!!!

Lisboa, Cidade

British Comedy Awards 2006

Madonna troca uns "galhardetes" com o apresentador de serviço (este brinca com o facto de ela ter adoptado uma criança africana) e entrega o prémio de melhor escrita de comédia (ou qualquer parecida com este nome ) a Sacha Baron Cohen. Para quem não reconhecer sem os adereços é ele mesmo. O homem mais incompreendido e odiado nos finais de 2006...

Wrestling de Portugal para a.....NBA

16/12/2006 - New York Knicks - Denver Nuggets

10 expulsões no decorrer de uma jogada. Reparem no pequeno grande guerreiro Nate Robinson (+- 1,64m), que dá a cara a todos que se atravessam à frente dele...NBA no seu melhor hehe

Lisnave FC - Fim da 1ª Volta

Vitória expressiva em Santarém 94-57, demonstrativa da nossa superioridade ao longo da 1ª volta do campeonato. 10 jogos, 10 vitórias. A propósito só para que fique demonstrado o estatuto que possuo nesta modalidade (LOL), vejam o que encontrei no site de uma equipa adversária http://www.gaeirensebasket.com/

Treinador Alves! Soa bem.....nem sei porque é que nunca pensei em tirar licença de treinador?!

Professor tem a palavra II


O Prémio Pessoa 2006 foi atribuído ao professor António Câmara, co-fundador e CEO da YDreams, empresa de tecnologias, anunciou hoje o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão. O premiado mostrou-se surpreendido com a distinção.

O júri decidiu atribuir o Prémio Pessoa 2006, no valor de 50 mil euros, a "uma das figuras mais representativas de uma nova área de conhecimento aplicado, incluindo as tecnologias da informação e realidade virtual, que tem tido, nos últimos anos, uma expansão notável no nosso país".

"A sua repercussão em campos tão diversos como a biomedicina, as telecomunicações, a ecologia, o planeamento urbano ou até o simples quotidiano das pessoas, constitui uma verdadeira revolução", justificou o júri ao distinguir a área de actividade do premiado.

António Câmara disse ter ficado surpreendido com a distinção, que considerou "uma grande honra". "Foi uma surpresa total. O meu perfil de professor/empresário não era semelhante nem parecido com o dos anteriores vencedores do Prémio", disse, citado pela agência Lusa.

Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi um dos fundadores da YDreams, uma das mais destacadas empresas portuguesas da área das novas tecnologias.
Fonte : Sic.

Só tive oportunidade de contactar com este professor na cadeira de Análise de Sistemas e Simulação em Ambiente e apesar de se ter limitado a apresentar poucas aulas (maioria dadas por uma prof/assistente) o seu discurso é cativante. Bastante descontraído, limita-se a passar a informação que se pretende (tem consciência que os alunos apenas apreendem limitada informação numa hora de aula). Porque é que todos os professores que passaram pelo MIT ou outras Universidades de renome têm uma forma de leccionar e interagir completamente diferente de todos os outros?!

A empresa que ele criou (YDREAMS) e onde diversos colegas meus trabalham têm tido grande sucesso por todo o mundo e a primeira palavra que me vem à cabeça para a descrever é Criatividade. É o que se exige a uma empresa de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Lisnave FC

Falta uma jornada para terminar a 1ª volta e temos esta brilhante classificação. Amanhã vamos a Santarém para tentar terminar 2006 em beleza. Já contamos com uma prenda antecipada, o reforço do plantel com o ingresso do Paulinho que amanhã faz a sua estreia. Os outros que se cuidem....

Professor tem a palavra

11-12-2006 - Lusa
Avanço do mar provocou destruição de 16 metros de dunas
Especialista critica Governo por falta de prevenção na Costa de Caparica

José Carlos Ferreira, especialista em gestão de zonas costeiras sob pressão, acusou hoje o Governo de encarar a Costa de Caparica apenas como uma área de intervenção de emergência, ao invés de realizar acções de prevenção.

José Carlos Ferreira, professor do departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e residente na Costa de Caparica, afirmou que a faculdade tem trabalhado há vários anos num diagnóstico que previa o avanço do mar, o que aconteceu nos últimos dias.

O avanço do mar, aliado ao mau tempo, provocou na semana passada a destruição de 16 metros de dunas da praia de São João (Costa de Caparica), o que levou a uma intervenção de emergência, iniciada ontem, de reforço das dunas situadas em frente ao parque de campismo do Inatel.

Mar avançou 410 metros desde os anos 40

O especialista disse também que o estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia revela que o mar na Costa de Caparica avançou 410 metros desde os anos 40.
O docente criticou igualmente a forma como a actual intervenção de recuperação das dunas está a ser feita, com a retirada de areia da praia, que é depois colocada nas dunas junto ao parque de campismo.

Para José Carlos Ferreira, o facto de se estar a retirar areia da praia "prejudica a já de si normal erosão do litoral".

No entanto, José Carlos Ferreira acredita que esta foi a solução encontrada para responder ao problema rapidamente, "apesar de não ser a ideal".
Estado "prejudica contribuintes com gastos desnecessários"
José Carlos Ferreira chamou ainda a atenção para o facto de o Estado estar a "prejudicar os contribuintes com gastos desnecessários", alegando que, "se o estudo tivesse sido aproveitado e se tivessem feito obras de prevenção, esta situação não estava a acontecer".

O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, confirmou que realizar um plano de "intervenção de emergência" custa mais ao Estado e que, por isso mesmo, a área de intervenção foi reduzida apenas ao necessário.

O cumprimento do plano de ordenamento da orla costeira, a reposição de areia e acessos facilitados são as principais soluções que o docente universitário apresenta para o que o problema possa "ficar resolvido de vez".


Domingo em Família

Ocasionalmente, tenho uma almoçarada aos domingos com a família. É sempre agradável, comida com fartura (não preciso de ter cuidado com a linha), histórias idem, mas ocorreu-me que ou muito me engano ou as estas almoçaradas são praticamente sempre iguais e assemelham-se à programação do Telejornal.

A abrir: Actualidades
segue-se; Desporto, Política, Noticias Internacionais, Noticias locais, desgraças (ao melhor estilo da TVI) e termina com cultura...

A única novidade é que este ano deixei de ser o mais novo na família mais chegada. Temos um novo espécime. Coitados, tão preocupados com todos os gestos do novo elemento e ninguém se apercebe que estão a ser manipulados....

Stewie Griffin

Respigadores....

Hoje na aula de Gestão de Resíduos tivemos uma pequena sessão de cinema, onde assistimos ao documentário de Agnès Varda "Os Respigadores e a Respigadora", 2000, Atalanta Filmes/FNAC.

A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora, nesse sentido é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma "recuperadora" das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás ("le filmage est aussi glanage"). Um filme lúcido e livre, mediado pelas "mãos que envelhecem" da própria cineasta.
Um documentário semelhante à Reportagem Sic do último domingo: "Vida de Sobras"

Pormenor interessante do documentário, é verificar o desperdício que todos os dias se verifica por esse mundo fora, que começa na fonte quando se trata de comida. Quando é feita a colheita de fruta, batatas, etc...essa colheita obedece a certos parâmetros e apenas são recolhidas (manual ou mecânicamente) alimentos com determinado calibre (tamanho). Todas as peças que não tenham esses parâmetros (são pequenas ou muito grandes) são deixadas nos campos, até que apodrecem. O que a maioria das pessoas desconhece, é que essas sobras podem ser recolhidas por qualquer pessoa (no documentário estamos em França). São toneladas de desperdício em apenas UM campo de cultivo....

Rainha do Povo

De gata borralheira a Cinderela em algumas horas. De odiada a adorada (por pelo menos 6milhões e mais alguns milhares. Foi ver o "Barbas" (conhecido adepto benfiquista) com 5 exemplares do livro e mais duas beijocas da menina na sessão de autógrafos. Estás perdoada de todos os pecados e obrigado pelo livro...de comédia!

Tenacious D

O multifacetado Jack Black acaba de lançar o filme que conta a história da maior banda do mundo, a sua própria banda, Tenacious D. Em conjunto produziu a banda sonora do filme que é o 2 álbum da banda e que se chama The Pick of Destiny. Deixo aqui algumas das criações de Jack e Kyle Gass...

Do primeiro álbum, chamado Tenacious D, o single Tribute com a participação de um dos melhores bateristas do mundo, Dave Grohl (ex-Nirvana). Grande final :)



Um dos trailers do filme...a componente musical e teatral é linda.



E mais outro muito peculiar....oiçam com atenção! It's a story of importance(Dave Grohl faz de diabo no filme)



Deixo o site do grupo que tem um design bastante interessante: Tenacious D

Dexter

Depois de ver os episódios de Prison Break disponíveis (agora só em 2007), passei a um episódio por dia de Dexter para desligar a minha mente do trabalho. Como não param de aparecer séries americanas com qualidade ainda estive um pouco indeciso, mas bastou um episódio...

Lembram-se de Michael C. Hall, um dos irmãos Fisher em Sete Palmos de Terra, que nesse papel era homossexual. Pois, aqui ele é a personagem principal Dexter que é um especialista forense (ao estilo CSI) em análise de padrões de sangue para a polícia de Miami.

Paralelamente tem como hobby ser um serial-killer que apenas mata indivíduos que por esta ou aquela razão não foram condenados pela justiça quando de facto eram culpados. Um justiceiro portanto. Mas Dexter é muito mais que isso, é todo ele uma fachada, uma máscara, pois ao longo dos episódios ouvimo-lo a narrar a história, ouvimos os seus pensamentos e vemos a ausência de sentimentos e a tentativa de manter as aparências constantemente (tem uma namorada mas não gosta de fazer sexo). Sempre que é chamado a uma cena de crime fica deliciado com os padrões que o sangue das vítimas fazem, o que para ele é uma arte. Quando outro serial-killer inicia um jogo que só ele percebe...ele adora! Não sei quando estreia em Portugal, mas é um must, outro... =)

DJ Darth

Love it! Love it! Love it!
Simplesmente genial! Só para FANáticos...

Jagshemash!!

Fui ver o muito adorado/odiado Borat e que melhor se pode dizer de uma comédia, que não parei de rir durante hora e meia. Cumpriu os objectivos a que se propunha portanto. Aclamado pela crítica internacional e um dos filmes mais vistos desde que estreou nos US & A (como ele diz) e em Inglaterra, em Portugal tem sido ridicularizado pela crítica com classificações negativas. Não é de estranhar, num País onde um dos programas no top de audiências, durante um longo período, era o Malucos do Riso. Está então explicado o sentido de humor do tuga e a não compreensão do humor de Borat.

Pode ser considerado excessivo por vezes ou obsceno, mas faz parte do papel de ingénuo jornalista do Cazaquistão, que lógicamente não percebe a cultura americana. Satiriza e caricatura todos os preconceitos americanos, ao ponto de por vezes quase parecer a única pessoa normal em determinada situação. Filmado por vezes com uma espécie de câmara oculta, apanha inevitavelmente os seus interlocutores desprevenidos e é de morrer a rir com as expressões faciais dos americanos, quando confrontados com uma acção ou questão de Borat. Para ele e para o Cazaquistão, os judeus são o demónio (curioso, visto que ele próprio na realidade tem ligações judias), as mulheres não têm direitos e na América apaixona-se por uma tal de CJ Parker (Pamela Anderson, nas Marés Vivas).

Duas cenas em particular mostram como em algumas partes de América a estupidez reina: Quando apanha boleia numa caravana com estudantes universitários que estão a fazer uma famosa Road Trip....e digamos que o conceito de Borat que mulher não tem direitos no Cazaquistão, fez rejubilar os jovens bêbados; quando numa zona rural, entra numa Igreja onde é cantada a fé Cristã (aqueles grupos que se vê muito nos filmes onde cantam e dançam a gritar Aleluia e curam-se instantâneamente...) durante algum tempo os holofotes passam dele para os presente na Igreja, e digamos, que ele era de facto a única pessoa normal ali...até entrar na palhaçada!

2 - 0

Com a época natalícia a aproximar-se o Sport Lisboa e Benfica teve a gentileza de deixar 2 prendas no sapatinho no clube rival da 2ª circular.

Para não ficarem atrás em generosidade os adeptos benfiquistas, presentearam alto e bom som, todos os sportinguistas que abandonavam o estádio com um "DESEJAMOS A TODOS UM BOM NATALLLLL"

Desafio Aceite

Caros leitores
Serve o presente 'post' de enunciação do regulamento e de resposta ao desafio lançado pelo cibernauta V., titular do (por muitos) apreciado 'blog' residente no endereço http://o-meio-termo.blogspot.com."
Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blog.
Chegada a minha vez o testemunho passado pelo blog “O Meio Termo”...aqui vai:

1 - Possivelmente tenho uma versão ligeira de Obsessão Compulsiva, pois organizo os iogurtes por data de expiração e coloco-os em filas conjuntamente com a manteiga e outros produtos que irei comer ao lanche (fiambre, queijo......). Além disso tenho a mania de alinhar coisas com o mesmo formato...em ângulos rectos etc...

2 - Coloco sempre a carteira e o telemóvel nos bolsos esquerdos das calças e adicionalmente uso sempre o relógio no pulso esquerdo (provavelmente deve-se a eu ser das poucas pessoas normais - sou canhoto)

3 - Detesto esperar nas passadeiras que os carros cedam a passagem, por isso normalmente abrando o passo ainda longe da passadeira para que quando lá chegar não estejam a passar carros =)

4 - Se leio um livro ou filme que tenha uma continuação ou uma qualquer relação (tipo Parte I e II, autor é o mesmo, etc) tento sempre ver as continuações, e não gosto de possuir apenas umas das partes....já sabem ofereçam-me sempre trilogias, quadrilogias ou séries completas :P

5 - Se quero muito uma coisa (por ex: Benfica espetar 2 no Sporteng) passo o jogo todo com o punho direito cerrado...

Passo testemunho a:

http://ozisseia.blogspot.com/
http://sfregnspacoina.blogspot.com/
http://matitax.spaces.live.com

Em 2 dias...


Prison Break - Season 1

Já vi a primeira época do Prison Break e ainda estou a suster a respiração para ver a continuação. É mais um daquelas séries construidas minuciosamente para agarrar o público, todos os pormenores, quando acabam os episódios, fazendo-nos aguardar ansiosamente por mais um...e outro...outro. Séries com argumentos de filmes, não de 2horas, mas sim de anos, que adiam sucessivamente o climax, mantendo-nos mergulhados num mar de interrogações e dúvidas.

Prison Break, a história de Michael Scolfield (Wentworth Miller), um engenheiro civil que ao ver o seu irmão Lincoln Burrows (Dominic Purcell) ser condenado à morte por um crime que ele acredita não ter cometido, irá fazer tudo para salvá-lo. Lincoln é enviado para a prisão de Fox River enquanto espera o dia da execução, prisão essa cujos planos de construção estiveram a cargo da empresa de Scolfield....Este começa então a estudar minuciosamente as plantas da prisão a elaborar um plano para evadir o irmão.

Plano esse que passa por tatuar as plantas da prisão no seu próprio corpo e cometer um crime que lhe garanta ser também ele preso em Fox River. Ao longo da season 1 vemos o desenrolar dos acontecimentos na prisão, o papel dos companheiros de prisão, dos guardas e até da médica do estabelecimento prisional, a bela Dra. Sara Tancredi (Sarah Wayne Callies).

Excelente série e grande papel desempenhado pelo Wentworth Miller, secalhar ainda iremos ouvir falar mais do rapazinho. Está na hora de começar a ver a Season 2 =)



jornada 7 - Lisnave

Mais um jornada decorrida....e mais uma vitória. Recusamo-nos a perder.....até agora!
O conjunto de Campomaior, sim o conjunto, porque uma equipa com 6 ou 7 jogadores que treinam durante a semana e depois mais 4 ou 5 que apenas vão aos jogos, não se pode considerar propriamente uma equipa, não teve argumentos para contrariar o nosso jogo colectivo. A série de vitórias e o facto de boa parte dos jogadores ser bastante conhecida em Almada leva os nossos jogos a já ter um número considerável de público apesar da equipa ser recente, o que é sempre agradável.

Riscos e Oportunidades

N'A Blasfémia

(...)Olhando para Portugal, (...) as pessoas agarram-se ao primeiro emprego que conseguem arranjar e tentam mantê-lo ad eternum, convencidas que se o perderem é o fim. Parece que têm medo do futuro e que não compreendem que o risco faz parte da vida, desde logo, da vida profissional. Uma vez «conquistado» um emprego, começam imediatamente a tratar de saber quais são os direitos sociais que lhes assistem e as formas legais de o manter, aliás, abundantes e muito generosas. Poucos são os que se esforçam por melhorar os seus conhecimentos e aptidões para poderem progredir profissionalmente. Um português abandonar, por sua decisão, um emprego bom ou mau é uma ideia quase impensável. Ninguém se arrisca a isso e, ainda que tenha coisa melhor à sua espera, tudo fará para que o patrão o despeça, em vista a conseguir uma indemnização ou uma qualquer subvenção estatal.
Décadas de paternalismo salazarista, às quais se seguiram outras tantas de proteccionismo estatal, acomodaram os portugueses à ideia de que as suas vidas dependem mais de factores externos do que de eles mesmos. E que, por isso, o esforço, o risco e a valorização pessoal são menos importantes do que a permanência, a qualquer preço, num lugar conseguido. O proteccionismo fez dos portugueses, outrora um povo aventureiro que sempre que arriscou progrediu, uma mole humana comodista, estática e com medo de viver. E que nem sequer percebeu ainda que já não tem hoje apenas o mercado português à sua espera, mas um gigantesco mercado comunitário, de milhões de consumidores e oportunidades, à disposição de quem esteja disposto a arriscar.

The Departed

Um remake possivelmente candidato à estatueta...mas quem sou eu. Um Thriller, policial, chamem-lhe o que quiserem, com um excelente argumento e onde o elenco fala por si. DiCaprio, Matt Damon, Mark Walhberg, Martin Sheen, Alec Baldwin e last but not least Jack Nicholson. Com estes ingredientes e um realizador como Martin Scorsese sabemos que temos Filme. Os críticos têm batido muito nos últimos filmes de Scorsese (apesar de não concordar), mas desta vez não sei onde vão pegar...no DiCaprio com excelente desempenho, a mostrar que estavam enganados os que pensam que é apenas mais uma carinha laroca...Damon que não sendo dos meus preferidos é sempre consistente nos papéis....Wahlberg no seu melhor papel, levando ao extremo a relação good cop/bad cop...ou talvez nos consagrados Martin Sheen e Alec Baldwin que não sabem representar mal.
Máfia, ou restos dela que permanecem em algumas cidades Norte-Americanas, Agências policiais, jogos de espiões e todas as suas relações entre si (quem sabe perto da realidade) são a base do argumento, assim muito por alto. Quem melhor para interpretar um patrão da máfia local (Boston), sanguinário e tresloucado? Exacto...não é preciso pensar muito, se há alguém que encaixa como uma luva neste perfil é Jack Nicholson. É verdadeiramente um actor genial (neste caso o limite entre génio/insanidade andará muito perto) e que em cada frame que aparece rouba todo o protagonismo. O filme é bom, intenso e com aquela pitada certa de humor muitas vezes vista em policiais ( recordo-me de muita gente a rir-se no cinema com tiradas do Walhberg e do Jack Nicholson). Vão ver.

Perfection?!

Utopia

Ao visitar outras cidades, outros países, apercebi-me das enormes diferenças que existem no espaço cidade, comparando esse espaço no território nacional com a maioria das cidades europeias. Diferenças não só de ocupação do espaço, mas também de civismo e qualidade de vida. Passear em locais públicos portugueses é muitas vezes degradante, não proporciona qualquer tipo de satisfação e muitas vezes até é perigoso. Falo das ruas, estradas e passeios, invariavelmente cobertas de todo o tipo de resíduos que invariavelmente alguém lançou para a via pública para não andar mais 50 metros e depositá-lo no local apropriado. Falo dos magníficos passeios portugueses, verdadeiras obras de arte em padrões criados com pedras da calçada. Magníficos se não considerámos que todos ou quase todos os passeios, são inclinados e aos altos e baixos, derivados da infiltração da chuva e assentamento do solo. Pedras da calçada com enormes buracos entre elas, declives que em período invernal se tornam em verdadeiros lagos, tornam a deslocação de qualquer pessoa de ponto A para B verdadeiramente desagradável, sem mencionar o facto que durante todo o percurso tenho de ir a olhar para o chão para evitar buracos, poças e resíduos. Em grande parte das cidades do Norte da Europa existe outra mentalidade. Uma ideia que o espaço é um local de reunião das pessoas e não de passagem. Respira-se qualidade de vida e dá prazer circular na cidade, seja a pé, seja de bicicleta. Grande parte destas cidades estão repletas de ciclovias, as pessoas circulam alegremente e os espaços centrais das cidades muitas vezes são restritos à circulação automóvel. O video em baixo mostra alguns exemplos dessas cidades e se tiverem em atenção aos espaços(estradas, passeios, pessoas...), percebem o que quero dizer. (video é grande, 15min mas bastante enriquecedor)

Aprender Cultura da América para Fazer Benefício Glorioso à Nação do Cazaquistão



estreia dia 30.

Lisnave F.C.

Decorridas 5 jornadas, contamos com 5 victórias e somos a única equipa invicta. Somos o alvo a abater a partir de agora. Não há equipas invencíveis e é raro uma equipa ganhar sempre, mas julgo que vai ter que ser uma equipa muito forte a bater-nos ou então passarmos por um dia muito mau em que a bola não quer entrar no cesto. Tou a gostar bastante da equipa, equilibrada, unida, experiente e como a maioria dos jogadores são evoluidos técnicamente temos causado muitas dificuldades às restantes equipas. Contudo a solução não tem passado pelo ataque e sim pela defesa. Temos sido bastante agressivos, obrigando os adversários a cometer muitos erros e recuperando a bola sem lançamento torna-se mais fácil atacar sem o adversário estar organizado. Sempre foi o meu ponto forte, a defesa, e agrada-me que todos estejam a demonstrar enorme atitude a defender, mesmo os míudos (juniores) que não mostram sinais de vedetismo (muito comum quando se é novo e joga em escalões mais elevados) e sabem ouvir. Este fim-de-semana, houve jornada dupla e como é óbvio vencemos os dois jogos, mas agora que somos patrocinados pela Herbalife, será que andamos todos dopados??? lol Com direito a cházinho para hidratar e manter as energias, será que teve influência? hehe Mas que foi cómico ver as meninas da Herbalife a exporem os produtos na bancada foi... =)

O homem do lixo

Vídeo colocado na página da disciplina de Gestão de Resíduos.

Children of Men

Resumir o filme em 2 palavras: Clive Owen. É preciso dizer mais? Último filme deste actor que continua a crescer de filme para filme. Este é daqueles actores que tem um certo carisma e aura que são o suficiente para tornar qualquer argumento num grande filme.

Children of Men é o nome do filme e retrata a sociedade actual em 2027. Supresa das supresas não é uma qualquer guerra mundial ou alteração climática catastrófica que está a provocar o declínio da sociedade humana, mas sim a infertilidade das mulheres. A pessoa mais jovem do planeta tem 18 anos e o mundo actual muito bem transposto para daqui a 20 anos é como que uma caricatura. Guerrilhas urbanas destroiem quase todas as grandes cidades, onde so Londres resiste. Sendo uma ilha, existe o combate aos imigrantes ilegais ao melhor estilo nazi. Contudo há esperança, e alguém tem no ventre a esperança da humanidade. O filme tem pormenores deliciosos para mim, como por exemplo, em 2027 se repararem bem quando o Clive está a fumar o cigarro é 2/3 filtro.... hehe. Gostei bastante. Segue-se O Perfume e talvez o The Departed....

Finta «Cuppinu»

Cuppinu é um termo do dialecto leccese que dá nome a um utensílio de cozinha, em forma circular, utilizado para agarrar e servir as típicas massas italianas.(...)Cuppinu é o nome da finta protagonizada pelo camisola 30.
Fonte: A Bola.
O aveirense Ricardo fala, sem complexos, do momento mágico de Miccoli. A tal ponto que conta ter ficado com um recordação do jogo: “Troquei a camisola com ele. Vou guardá-la religiosamente e nunca esquecerei esse lance.”
Fonte: Record.

Micolli é o nome do artista, perdão...Mi Mi Micolli é o autor da delícia que se segue. Será que o defesa gosta de pasta? Eu adoro!!!

Offline

Tenho andado offline devido a problemas técnicos.....(qualquer dia o pc vai pela janela!!!). Mas até soube bem tar uns dias sem tocar no pc, depois de uma semana em frente ao monitor a acabar o trabalho de Detecção Remota. Segue-se uma semana de estudo intenso para Análise Matemática. É desta! Tem que ser desta! Depois de chumbar tantas vezes a isto tá na altura de fazer a cadeira de olhos fechados...ou não. Daqui a uns dias saberei.

O Meio Termo!!

Não há meio termo, ou estamos satisfeitos ou não. O meu amigo V. está insatisfeito, como demonstra no seu blog; O Meio Termo, por os caríssimos professores não lhe atribuirem suficiente trabalho para o manter entretido. Está portanto em pré-estágio a aguardar que o trabalho lhe caía na cabeça. Depois vai reclamar. Ao invés, não tenho tido muito tempo já que enquanto faço cadeiras atrasadas da licenciatura também tenho um trabalho de uma cadeira de mestrado. Monitorização de Sistemas Ambientais é o seu nome, e o primeiro trabalho à séria consiste em manipular imagens de satélite. Interessante, divertido, mas também trabalhoso. Quem se encontrar aborrecido chegue-se á frente, entretenho-os com a formatação das letras do relatório no Word =)

A message from Al Gore

Descobri esta preciosidade no blog: My Guide to your Galaxy

É um pequeno vídeo de promoção ao documentário Uma Verdade Inconveniente, onde Al Gore contracena com....Bender! o Robot da série Futurama. Quem não conhece a série também fica aqui com uma amostrazinha. Se ainda não viram o documentário do Al Gore estão á espera de quê? Vale cada euro, e se não te fizer pensar um pouco, bom então...pelo menos podes fingir que és uma pessoa culta, inteligente e que te interessas. ;)

Memo

Conforme o tempo me permita, o meu cérebro quer processar alguma informação em falta. A saber:

- O que distingue, Esquerda, Direita, Liberalismo, neo-liberalismo, capitalismo, imperialismo.....
- Teorias alternativas ao fenómeno de aquecimento global, sem ser a acção antropocêntrica.
- Investigar rumores recentes (aos meus ouvidos) que afinal o homem nunca foi á Lua, não passando tudo de uma encenação para os americanos ganharam a Guerra Fria.
- O mesmo se passa com diversas teorias sobre o 11 de Setembro, se que bem que não sei qual é a conspiração aqui.
- ...

Gosto de saber muito, sobre muitas coisas. Embora saber muito sobre muitas coisas, impede-me de saber muito sobre poucas coisas. Confuso? Nem por isso....

Futuro?!

As notícias hoje abrem uma janela quanto a dois possíveis futuros, um da Humanidade, outro do Portugal dos pequeninos.

Teoria Evolucionista de Oliver Curry

(...) a espécie humana se dividirá em duas por volta do ano 100 000 (...) passará a existir uma raça geneticamente superior e outra menor.

Então, passará a haver uma raça com seres altos, magros, atractivos, inteligentes e criativos e outra oposta -- de feios e anões.

Os homens terão «rostos mais simétricos, aparência atlética, vozes mais graves e pénis maiores». As mulheres terão uma «pele sem pêlos, grandes olhos claros, seios de dimensões avultadas e cabelo lustroso». Haverá uma tendência para a cor de pele convergir para a mesma tonalidade, mulata, «atenuando as divergências raciais».
fonte: Sol.

E pergunto eu. Esta teoria baseia-se apenas na crescente selectividade relativamente aos parceiros sexuais ou num desejo sub-consciente do cientista por, quem sabe, cabelos lustrosos.....

Ibéria - União entre Portugal e Espanha

Uma sondagem publicada ontem pela revista espanhola Tiempo revela que 45,6 por cento dos espanhóis são favoráveis à fusão. Destes, a maioria (43,4 por cento) defende que o novo país deve ter um velho nome - Espanha -, ao passo que 39,4 por cento chamar-lhe-iam Ibéria; e a esmagadora maioria (80 por cento) defende que a capital deve manter-se em Madrid, contra apenas 3,3 por cento que favorecem Lisboa.
Fonte: Público.

É uma ideia. Talvez melhorasse as condições de vida dos tugas, ou então arrastávamos connosco os mal-encarados espanhóis. A Espanha já se encontra separada em regiões ( a dita Regionalização....), como a Catalunha, Galiza, etc. Mais uma não faria grande diferença. O problema seria quando a guerrilha que tem sede no Norte de Portugal tentasse formar um estado independente.....

Há Dias de Azar!

Não não é o filme que está nos cinemas portugueses. É a 6ª Feira. Aquela que coincide com o 13 dia do mês. Que me lembre nunca tive azar neste dia e felizmente continuo incolúme. Infelizmente não é caso de uma amiga que para cúmulo não teve azar uma vez, mas sim duas. 6ª Feira 13, dia de Arraial do Técnico, que diga-se foi muito fraquinho, a começar pelo Armazém onde se realizou. A amiga I. tentando afogar as mágoas por ter perdido durante a tarde a carteira (com valor sentimental. Quando vão a Budapeste comprar outra?!), aproveitou o Arraial e excedeu-se um pouco nos copos. Resultado, taxa de álcool no sangue = 0,8 e apreensão de carta até pagar uma módica quantia, por sinal nada meiga. Era uma daquelas noites em que bebemos e nos sentimos confortáveis na mesma para conduzir. Há dias de Azar!

Lisnave F.C.

Falta uma semana para o início da competição. Ano novo, vida nova. Este ano integro uma nova equipa do concelho de Almada, o Lisnave F.C.. É portanto a segunda vez que mudo de equipa em dois anos, mas felizmente apenas por decisão minha, pois todos os treinadores que tive até hoje mostraram total disponibilidade para contar comigo. O treinador é o mesmo com quem trabalhei no Basket Almada Clube, nos meus 2 anos de Proliga. Conheço os seus métodos de treino e forma de encarar os jogos. Reciprocamente também ele me conhece bastante bem e comunicou-me que irei ser o Capitão de equipa neste novo projecto. É sempre um orgulho e um "gosto especial", pois em 12/13 anos que jogo, fui sempre capitão das equipas em que tive, excepto em 2 na Proliga (idade é um estatuto e grande capitão que tinhamos. Transitaram comigo do Feijó para o Lisnave alguns jogadores que conheço bastante bem, e pelo que tenho visto dos treinos temos tudo para fazer uma óptima competição. Espero que assim seja.

Como Enriquecer!

Ter uma clínica médica desportiva. Tão fácil como isto.
Todos os anos em meados de Setembro/Outubro no início das competições as equipas dos diversos desportos têm que realizar exames médicos para poderem ser dados como aptos para a competição. Neste período, durante toda a semana, uma clínica deste tipo recebe inúmeros atletas (vários desportos colectivos, +- 16 atletas em média por escalão, +- 5 escalões em média....façam as contas), os quais pagam do seu bolso o exame ou os seguros pagam. Uma pipa de dinheiro por semana portanto.

Jogo basquetebol desde que me lembro e há uns 8/9 anos o referido exame consistia em: Deslocarmo-nos em jejum por volta das 8h.30 da manhã para fazer análises ao sangue, análise á urina, electrocardiograma durante 1 ou 2 minutos e algumas perguntas de rotina pelo médico (já me pediram para distinguir entre uma caneta verde e outra vermelha). Mais recentemente, removeu-se a análise ao sangue á equação. Ontem foi o cúmulo!!
Análise ao sangue: não é necessário. Análise á urina: não é necessário;. Electrocardiograma: cerca de 20segundos que representam algo como o meu ritmo cardíaco e anomalias. Após este teste (enquanto o faço a Doutora fala com outro atleta) e para meu espanto, a Doutora retira a bata e vai tomar um café com a recepcionista. Mas que raio, não podia ter esperado até ter terminado de analisar o meu exame?! Ainda melhor, enquanto a doutora toma o seu cafézinho mais 3 míudos juntam-se a mim e ali ficamos, em tronco nú à espera que sua excelência regresse. Quando finalmente está de volta, medição da pressão arterial, perguntas da ordem:
- Ouves bem? Vês bem? Cáries? jogas basquete á quantos anos? Aprovado sem restrições!

Resumindo, um exame que durava 2 minutos levou 30 minutos e pelos vistos agora um electrocardiograma diz tudo o que é necessário saber sobre a saúde de um atleta.

DownHill....

" (...)a partir de agora e até ao fim de 2006, os seres humanos estarão a explorar mais recursos naturais do que aqueles que podem ser renovados num ano civil." in Ecosfera, Público.

Calcula a tua Pégada Ecológica: Aqui. Talvez estejas a consumir demasiados recursos...

300

As bandas-desenhadas contêm um mundo infindável de histórias que produto da mente de artistas como Frank Miller, só com o auxílio das tecnologias mais recentes podem ser transpostas eficazmente para o grande ecrã.

Em 2007 somos presenteados com mais uma adaptação de uma história escrita por Frank Miller, de seu nome 300. Esta BD e agora filme retrata a famosa batalha de Termópilas onde o Rei Leónidas e 300 espartanos não recuam perante nada nem ninguém e retêm um dos maiores exércitos da história que jamais entrou na Europa, o exército do Império Medo-persa.

O trailer mostra-nos uma BD que ganha vida na tela com traços que parecem saídos directamente das canetas de Miller. Este trailer e a música que o acompanha são fabulosos. Um mimo.

Desgosto....

...para não dizer detesto, chegar atrasado a uma hora pré-estabelecida. Parece que não sou o único contra o constante atraso do tuga. Ver aqui. Não compreendo. A sério que não compreendo.

" - Jantar?
- Pode ser ás 20h30.
- Combinado! "

E o que acontece sempre? Dependendo sempre do número de pessoas envolvidas e do evento, normalmente 30 minutos depois da hora combinada chega o responsável pelo evento e depois ao longo de uma boa hora vão chegando os restantes participantes. É claro que se for um evento que comece sem estar toda a gente, têm de fazer pela vida...ou não. Ainda este ano houve um concerto da Diana Krall, salvo erro para os lados de Cascais, que simpáticamente começou bastante atrasado porque o belo do tuga não parava de chegar, incluindo um presidente de Câmara Municipal. Depois queixam-se de ver sempre Portugal nos últimos lugares das estatísticas. Se o horário de entrada no trabalho é ás 9h. Lógico que chegar ás 9h.30 é aceitável. Estava trânsito e ontem só saí 15 minutos mais cedo.

Se têm um horário a cumprir, uma hora estabelecida, se são lentos, há trânsito, está a chover......custa muito sair mais cedo de casa???
Não estou com isto a dizer que nunca cheguei atrasado a nada. Mas por norma tento chegar sempre antes da hora marcada.

Phone Boot

Ocasionalmente pode ser visto um bom filme na televisão portuguesa, como foi o caso desta tarde. Phone Boot (2002), é um excelente exemplo de como com pouco mais de um cenário, uma mão cheia de personagens se consegue ter um argumento que agarra a audiência do princípio ao fim. Um dos primeiros papéis de destaque do Colin Farrel que contracena com a....voz do Kiefer Sutherland. Joel Schumacher inclui-se na minha extensa lista de excelentes realizadores pois consegue tornar diferentes histórias e ambientes em filmes imperdíveis, desde a banda desenhada (Batman Forever), à guerra (Tigerland), ao musical (Fantasma da Ópera), entre muitos outros.

No ouvido:
The Caller: Now doesn't that just torque your jaws? I love that. You know like
in the movies just as the good guy is about to kill the bad guy, he cocks his
gun. Now why didn't he have it cocked? Because that sound is scary. It's cool,
isn't it?

The Caller: You think she didn't know she was being watched.
Stu: What?
The Caller: But beautiful women always know. That false
indifference, superior air. It's just a tease. They want eyes on them. Why does
she put on her make up? Do her hair? Dress so nicely? Not for her husband which
she hardly ever sees, no, it's for somebody else to notice... I notice.

Back in Business

Início de mais um semestre, acordar cedo, habituar a acordar cedo. Cansado.
Início da época desportiva no basket, primeiros treinos, primeiros jogos. Cansado.
Conciliar tudo, ter tempo para a menina também. Naaa isso já não cansa =)

Aliado a isto o meu computador insistia em trabalhar muito devagarinho, lentinho para não se cansar muito e por vezes fazia umas sonecas mesmo quando se está a usá-lo. Solução?! Como já instalei o Windows Xp vezes sem conta, desta vez tomaram-se medidas drásticas. Upgrade directamente para o Windows Vista RC1. É a release candidate da Microsoft para o mais recente Windows a ser lançado em 2007. Se esta versão não tiver grandes falhas, será lançado algures em Janeiro. Isto quer dizer que sou uma espécie de cobaia!! Para já gosto bastante e é bastante rápido, vou perder algum tempo nos próximos dias em configurações, contas e-mail, instalação de programas. The usual.

Entretanto ficaram alguns eventos por relatar aqui no blog, mas a partir deste fim-de-semana deverá voltar tudo á normalidade....

Sem papas na língua

Presidente da Venezuela no seu melhor e parece que não tem medo de dizer o que lhe vai na cabeça. Tomem atençao aos discursos de Hugo Chávez:

"Bush es el diablo"


"Bush es John Wayne" - lindo!!


"Bush es Mr. Danger"


No ouvido: YOU ARE A DONKEY!!!

7 é o meu nº da sorte...

Faz precisamente hoje 7 anos que numa longínqua tarde de Setembro beijei pela 1ª vez uma rapariga que do alto do seu 1,79 m só me permitiria tal feito se tivesse sentada ao meu lado =)

Pois é, 7 anos a ver a mesma pessoa praticamente todos os dias. É obra. Merecemos os 2 um prémio. Desde os 16 anos até hoje, tivemos altos e baixos, grandes discussões e outros atrofios, mas creio que crescemos em conjunto e compreendemo-nos melhor. Aqui ela diria, "Eu sou rapariga e por isso cresci mais rápido que tu, porque as raparigas são adultas mais cedo que os rapazes!!!" hehe

Os melhores e mais importantes momentos da minha vida foram partilhados com a Marta, e o que espero é que os que se seguirão tenham em comum a presença dela. Disseram-me há dias...aos 7 anos é a primeira crise! Visto que já tivemos algumas, não creio. Ela tem a personalidade dela, eu tenho a minha. Eu tenho defeitos e ela também, mas continuamo-nos a suportar e como ela até é maior que eu, tenho que baixar a bolinha senão ela bate-me.

Não sei no que isto vai dar, mas uma coisa eu tenho a certeza há muito muito tempo...

AMO-TE*******YOU ARE MY SUNSHINE

Euromilhões

Parece que ter aulas de Probabilidade e Estatística é bastante importante.
Também parece que a probabilidade de ganhar o 1º prémio do Euromilhões é de 1 para 76 275 360.

Quererá isto dizer que devo jogar?? Há uma possibilidade de ganhar. Será preferível poupar o dinheiro porque a probabilidade de ganhar é ínfima.?!

Mais um pouco....

Começei esta semana mais um ano lectivo.
Faltam-me 6 cadeiras para ser licenciado segundo a nova estrutura do meu curso e mais um ano (aproximadamente) para terminar o 2º ciclo que corresponde ao Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Pretendo especializar-me em Ordenamento do Território e Impactes Ambientais. Tenho que finalizar estas 6 disciplinas dê lá por onde der, sabendo que 4 delas são de matemática :s
Já faltou muito mais, por isso é trabalhar para o mais rapidamente possível entrar no mercado de trabalho e consequentemente ser auto-sustentável hehehe.....esperemos!!!
PS: Quando terminar o mestrado e alguém se referir à minha pessoa, podem tratar-me por Master André. Faço Questão.

Gosto...

Chegar a casa às tantas da manhã depois de uma noite de copos, despir e pousar no aconchego da nossa cama, no calor das mantas.

Uma Verdade Inconveniente

Estreia em Portugal esta 5ª feira, o documentário Uma Verdade Inconveniente, que mostra a cruzada do ex-futuro Presidente dos USA, Al Gore para alertar o mundo para um problema que nos afecta a todos, as alterações climáticas. Não é um problema com que teremos que lidar. É um problema que temos que enfrentar. Hoje!

Já á algum tempo que tinha ouvido falar deste livro e documentário e assim que poder irei ver. Nos USA tem sido um sucesso, excepto para quem pode tomar decisões que invertam o rumo que seguimos, George Bush. Quando questionado se iria ver o documentário respondeu: "duvido".

O aquecimento global, o desaparecimento das estações com períodos bem definidos....É uma verdade inconveniente para muita gente, um alerta.

Agora que estou a passar uns dias na "casa de campo" um pouco mais perto da praia, eis o clima a pregar uma partida. Sol, praia?! Talvez amanhã. Chapéu de Sol...ou será de chuva?

http://www.climatecrisis.net

Da Weasel Goes Symphonic



Grande concerto ontem junto à Torre de Belém. Mais um a juntar aos outros todos que já vi da doninha (a banda que mais vezes vi ao vivo) e desta vez com uma Orquestra Sinfónica a acompanhar. Os sons fundiram-se na perfeição e os elementos da orquestra também, com o maestro Rui Massena a "abanar o capacete" e os restantes no fim do concerto, todos em pé, a fazerem o tradicional movimento de dança hip-hop...mexer o braço um pouco acima da cabeça para cima e para baixo...como é isto se explica?! lol Foi Lindo!! Só faltou a excelente dançarina que animou a Sudoeste à 2 anos, quando dançou elegantemente agarrada a um varão durante o concerto. heheh

Inspiração, Lealdade e Generosidade

Existem momentos que são únicos e ver um homem tornar-se numa lenda viva à frente dos nossos olhos é um desses momentos. 

Ontem 25 000 pessoas aplaudiram de pé durante 5 minutos Agassi. Desconfio que muitos milhões mais como eu o faziam nas suas casas. As emoções espelhadas na cara dele ainda antes de perder o seu último jogo, o choro como se fosse um bébé a quem tiravam o brinquedo preferido, e por fim o discurso tocante (Confesso que verti uma lágrima...) e demonstrador da personalidade deste homem que merece todo o carinho e admiração que milhões nutrem por ele.

Este é o discurso no fim do vídeo que se segue.

“O placard diz que eu perdi, mas não diz o que conquistei. Ao longo de 21 anos ganhei convosco inspiração, lealdade e generosidade. Foram vocês que me deram o ombro para eu alcançar os meus sonhos, mesmo aqueles que pareciam impossíveis e que sem vós jamais alcançaria. Guardarei esses momentos para o resto da vida”



Stars Are Blind...............and Deaf too!!!




E depois disto, e do FF e da Floribella e dos Dzrt, tenho a anunciar que vou criar uma banda e peço que me contactem para as audições. Informo que os requisitos necessários são:

1º Saber ler!
2º Se preenches o 1º requisito, convém ter uma visão apurada para ler textos a pelo menos 5 metros.
3º Se já chegaste aqui então estás bem encaminhado....agora é necessário articular bem as palavras e ter uma maxilar maleável (não importa que não seja produzido som a articular as palavras)
4º Aspecto físico não é importante, está descansado(a)! Encontraremos algo de realmente interessante para filmar nos videoclips e nos concertos ao vivo basta fingir que somos realmente originais e fazer algo tipo Gorillaz.

Bom parece que estamos lançados.........

Aviso!

O blog vai sofrer algumas alterações ao longo dos próximos tempos 
e poderão existir conteúdos cuja visualização seja afectada.  

Conhecendo melhor o funcionamento dos blogs posso agora modelar
este espaço e dotá-lo de algumas novidades.

Brevemente...

Andre...the other one!


 Chegou ao fim os grandes momentos de ténis proporcionados por um grande jogador. O ídolo. O melhor. Entre 28 agosto e 10 setembro participa no US Open, após o qual se retira. Era bonito ganhar o seu 9 Grand Slam em "casa", mas não sei se o Federer quer entrar na festa. Para um jogador que nos últimos anos onde quer que vá é ovacionado e retribui com uma vénia aos 4 cantos do court, merecia uma última vitória, uma última demonstração de porque foi uma referência (para mim e muitos outros) desde 1986 e uma lenda do ténis mundial. Não vou perder e de certeza que lhe retribuo a vénia.


Amor à Camisola



Já ouviram aquela expressão..."Sou do Benfica desde pequenino...", pois incrivelmente aplica-se na perfeição a mim!! Sócio do Benfica desde tenra idade, até cheguei a praticar natação naquelas Gloriosas piscinas ao lado do antigo Estádio da Luz. hehe

Se há alguém que sofre com as derrotas do Benfica, sou eu (e a minha mais que tudo, pois fico em tal estado que não me apetece falar com ninguém...). Com isto, quero referir o facto de hoje em dia na maior parte dos desportos, os atletas estarem sujeitos á lei do $$$, 
e muito jovens abandonarem os clubes ou países de origem.

Nâo fosse eu Benfiquistas, mas penso que é vísivel, Rui Costa tem uma aura especial e transporta-a para o campo sempre que enverga aquele emblema. O homem transpira amor à camisola e demonstra-a. Luta, passeia classe e emociona-se quando o esforço é recompensado com mais um golo do Glorioso. Mais do que o golo que marcou e a forma como festejou, ficou-me na retina a forma como festejou o 3º golo (a passe seu e da autoria de Petit) do Benfica na passada 3ª feira com o público.

Independentemente de ter uma época em cheio ou não, ninguém duvida da classe e valor como homem que Rui Costa é. Tenho dito =)

Sabedoria

“I am sure if there is something out there looking down on us from somewhere else in the universe, they're wise enough to stay away from us.”
by Gil Grissom@CSI Las Vegas

Religião

Se as pessoas falam com Deus, são religiosas.
Se Deus fala com elas, são psicóticas!
by House M.D.

=)

Tudo o que é Mau faz Bem [Livro]


 
Gostam de Tv? Internet? jogos de computador? Eu gosto.
Fartos de ouvir os pais a gritar convosco para sair da frente do ecrã? =))

Obriguem-nos a ler este livro!!!

Não é apenas uma teoria, todo o livro está bem documentado e são apresentados factos da evolução que a inteligência das últimas gerações apresenta. Esta evolução é correlacionada com o incremento de complexidade que todas estas interfaces sofreram.

Nos jogos de computador, passámos de simples jogos bidimensionais como o famoso Tetris e Pacman, para complexos jogos em que precisamos manejar com perícia quase todo o teclado e interagir com o meio que nos rodeia, jogos mais simples como o Simcity onde construimos uma cidade (para isso precisamos usar impostos, criar $$) ou The Sims que se baseia em relações humanas. Resumindo, precisamos usar a cabeça para alguma vez terminar algum destes jogos.

Na Tv ou cinema, aconteceu algo semelhante. As séries televisivas nos anos 70 e 80 eram caracterizadas por seguir um único fio narrativo, com poucas personagens e portanto fácil acompanhar a história. Com poucos minutos do filme ou série quase que conseguimos prever tudo o que vai acontecer a seguir. Aiii...Dallas...Tudo em família....grandes séries LOL
Avançamos para os anos 90 e 2000 e o que encontramos? Filmes como Pulp Fiction, Memento e séries como Os Sopranos, CSI, Serviço de Urgência, House, Simpsons, Seinfeld...e por aí fora. Estas obras obrigam-nos a pensar e tentar acompanhar as múltiplas narrativas e personagens, acompanhar os avanços e recuos na história (por exemplo; Pulp Fiction) e compreender muitas das piadas das comédias de hoje em dia. Até mesmo nos desenhos animados!! Lembram-se do Bambi? Branca de Neve? Gata Borralheira? De certeza que já os viram! Agora comparem-nos com os bonecos que a criançada (e eu!!) vêm agora...Finding Nemo, The Incredibles, Monster Inc......Quantas vezes já os viram? hehe Pois é, os desenhos actualmente são muito mais complexos e contém piadas que apenas adultos percebem, e mesmos os adultos conseguem ver outra, e outra, e outra vez!!! Resumindo, precisamos pensar para seguir muitos destes programas e filmes.

Quanto à internet, se tás a ler isto, então conseguiste decifrar basicamente este interface que tens à frente, provavelmente já consegues compreender algumas palavras básicas de inglês que precisas para manejar às vezes o interface e todos estes botões. Como podes imaginar hoje em dia qualquer criança usa um computador como se fosse algo natural.

Se aliarmos estes factos, aos estudos desenvolvidos que mostram o aumento contínuo de Q.I. dos adolescentes nas últimas décadas, então poderá chegar-se à conclusão que grande parte de Tudo isto que se considera nocivo para as crianças, afinal Faz Bem!! 

O Mundo é Plano [Livro]



Este livro é uma das minhas últimas leituras e posso dizer que fiquei um pouco surpreso com a "demonstração" apresentada pelo autor. Este, mostra de uma forma simples a rapídissima evolução que o mundo atravessou/(a), as mais pequenas coisas que sem darmos por elas surgem do nada, e hoje fazem parte do nosso dia-a-dia. Um dia, apenas alguns tinham capacidade para possuir uns "tijolos" que usavam para comunicar e de repente...bumm!!...toda a gente tem um telemóvel. Alerta-nos também para a crescente importância da Índia e da China que com o seu grande potencial humano, ameaçam tomar conta dos mercados, pois da enorme população, mais pessoas competentes sairão e a ganhar significativamente menos que na Europa e USA. Parece uma seca eu sei, mas a forma como é exemplificada cada uma das mudanças no nosso planeta torna a leitura bastante fácil. Como refere o prefácio "(...)Trata-se de uma obra sobre Globalização, mas surpresa....não diz mal dela."

SW 2006

Recuperado da canseira do meu 4º Festival Sudoeste, recordo as peripécias da semana de férias....dentro das férias =)

Fui com a minha cônjuge uns dias mais cedo para aproveitar ainda melhor os dias de praia e marcar o spot no parque de campismo do Carvalhal que por esta altura se encontrava às moscas. O sossego durou pouco...ao acordar recebo a informação do amigo G. "Tou aí ao final da tarde", tudo calculado pois, para chegar levantar a tenda e assistir ao Glorioso!!!

Torrar na praia (aii aii Odeceixe) e ver a inbasão crescente de dia para dia de Nortenhos foi o que se seguiu até ao festival. Excusado será dizer que se ia para a cama com um "Carago.." e se acordava também com umas bonitas frases, sempre doces e agradáveis proferidas por alguns vizinhos. (Aquela Bardajona.......ufff) hehehe

Quanto ao Festival em si...muito fraquinho. Para comemorar os 10 anos de SW esperava-se mais, mas foram poucas as bandas que se destacaram. No 1º dia Gentleman proporcionou um bom concerto mas na linha de concertos anteriores (nada de novo). Houve quem gostasse de Seu Jorge (gande som..gande som), no entanto se fechasse os olhos, tanto me podiam dizer que era ele que cantava como qualquer outro músico brasileiro (para quem gosta do estilo era boa música ;) ). A rever, Stereo Addictiono e Afrika Bambaataa porque com 3 palcos é impossível acompanhar tudo e apenas apanhámos alguns "acordes".

Novo dia, mais do mesmo, limitámo-nos a vaguear pelo recinto à procura de algo que agradasse e à espera de The Prodigy...embora não seja um estilo muito do agrado, impunha curiosidade pelo espectáculo em si. Valeu pelas músicas conhecidas e alguns membros do Gang do Bigode a dançar loucamente (só não percebi se pelo concerto se pelos litros de cerveja consumidos...hehe).

E à 3ª....os melhores concertos de todo o festival, a abrir a noite Marcelo D2 e a fechar Daft Punk. Para quem já viu e conhece o filme Encontros imediatos do 3º grau de Steven Spielberg, certamente se recorda como os humanos comunicam pela 1ª vez com os aliens....pois bem, o concerto começa exactamente da mesma forma e eis que surgem duas figuras, qual alíenigenas dentro duma pirâmide que proporciona ao longo de todo o concerto efeitos incríveis. Damos por nós de boca aberta a ver os inúmeros efeitos e a querer dançar, mas sem saber muito bem de que forma =) Ao fim da noite, inda houve tempo para Dezperados, o cérebro gostava mas o corpo contrariava e pedia descanso, fica pois pá próxima.

Como o texto já vai longo, no último dia recordo Revistados (vi muito pouco, mas têm futuro os rapazes), Zero7 que não conhecia, e o rapaz Jose Gonzalez que embora não seja muito o meu estilo, deu para perceber que somos capazes de ouvir falar muito dele nos próximos tempos.

Resumindo, concertos toda a noite e o dia na praia....quero mais!!!!! Para quem não conhece as praias da região recomendo Odeceixe e aquela e tal, perto da Zambujeira que se desce com corda tipo rappel e onde apenas alguns corajosos (ou bebâdos) com pulseirinha do SW se aventuraram a ir e que fica....bem.....não posso dizer....é segredo! =)

Desculpem o texto longoooooooo, mas não havia maneira de escrever isto de outra forma.....

Férias

Finalmente!
Chegando a Julho a cabeça continua ocupada com os estudos e últimos exames, mas lá bem no fundo ergue-se uma voz que em tom crescente suplica por descanso. Pois bem, os dias de descanso chegaram. Digo eu, porque muitas vezes é muito mais cansativo....

Segue-se uns dias de descanso absoluto com a Serra da Arrábida como paisagem de fundo, e o olhar de troça enquanto a Titi, Nini e Pimfrim queimam neurónios no diálogo com o Tócad.

Aguardo ansioso o início de Agosto e a digressão pela Costa Alentejana, onde aos dias de praia se junta as sempre agitadas noites do Festival Sudoeste. Este ano, para além da companhia do costume, teremos o amigo G. e mulher (já sem contar com o clã Farinha).
Vai ser um fartote!!!

Berlim

Num mural em Berlim....

VOICELESS ALTARS OF FLESH

NAILED IN UNHOLY MISERY

CENTURIES IN DECOMPOSITION

SPAWN OF AZAGTHOTH

SCATOPHAGOUS GOATFATHER

EPOCH OF DISFIGURED UNLIGHT

FLUORSCENT BLEEDING CHAOS

PNEUMATIC SLAUGHTER

EXHAUSTED ORGANIC STENCH

FECULENT CRUCIFEAST

SODOMYTHICAL FROST GOATS

HERPETIFORM FILTHGRINDER

INVERTED PUTRID MASS

CHTHONOPHAGIC HUNGER

EXHUME TO CONSUME

BLASPHEMY MADE FLESH

ANCESTRAL NECROSODOMY

BIRTH BENEATH EARTH

SPIRITUAL AMPUTATION

VOMITORIUM CONVULSIONS

OCCULT BLOOD EXCREMENT

TRIUMPHANT SECRETIONS

ENDLESS BLEEDING JOURNEY

DIRTY INFAMOUS PAGAN FOG

SUCK MY UNHOLY VOMIT

MALIGNANT INCEPTION

AWAKENED BY IMPURITY

DESTROY SACRED WORDS


Completo


Come make me whole
Body and soul ....
I don't feel empty anymore. Now i feel Whole...like two pieces of the same puzzle joining each other.

(tradução: Whole; adj. todo; total; integral; inteiro; completo; cheio)

You are my sunshine!

Gnarls Barkley

Finalmente uma banda com bom gosto no que aos acessórios diz respeito!!! lol

Para quem não viu os Mtv movie awards 2006, pode ver agora a actuação de Gnarls Barkley com a excelente música Crazy, do albúm St. Elsewhere. Tenho que confessar que nunca tinha ouvido falar, mas depois de ter apanhado umas personagens vestidas à Star Wars num décimo de segundo no habitual zapping....tive que ir investigar.
Felizmente!!! Porque o albúm é muito bom...e o homem até que canta bem.


The Unknown

As we know
There are known knowns.
There are things we know we know.
We also know
There are known unknowns
That is to say
We know there are some things
We do not know.
But there are also unknown unknowns.
The ones we don't know we don't know.
By Donald Rumsfeld, 2003

Parece-vos confuso?! =)

Não...não andei a fumar as mesmas coisas que tu V.

Ensino Superior para todos

Todos devem ter a oportunidade de aceder a níveis de educação mais elevados do que o nível do ensino secundário. Caso contrário, os miúdos provenientes de famílias com rendimentos mais elevados adquirirão essas competências e a sua fatia do bolo, e os miúdos de famílias com baixos rendimentos nunca terão a mesma oportunidade. Os subsídios governamentais terão de aumentar para possibilitar que um maior número de miúdos frequentem faculdades comunitárias e que cada vez mais os trabalhadores não especializados possam receber novos tipos de formação.
JFK queria colocar o homem na Lua. A minha visão é colocar cada americano num campus universitário.
by Thomas Friedman in O Mundo é Plano

Se a houvesse uma maior formação da população em geral em certos países não faria mal nenhum...e num país tão pequeno não se percebe a dificuldade de tomar medidas para torná-lo mais competitivo em algumas áreas, pois os tugas até são dos povos mais inteligentes.....

Nunca....

Esta música já é antiga, mas mantém-se sempre presente.... ;)

The Time is Now....

Quase sem dar por isso sinto estar a entrar num novo mundo...

A faculdade tem servido como transição para o mundo real, sendo que o outro, estudos/diversão e mais estudos parece-me um outro mundo paralelo, longínquo. Sem dar por isso pessoas que conhecemos desde tenra idade estão a casar, a comprar casa, a discutir salários....

Bem vindo ao mundo real!! Sem dar por isso em breve tamos a fazer coisas com as quais nunca nos preocupámos e apenas ouvimos os pais falar....preocupar com deduções fiscais, contas da água, electricidade, empréstimos e afins. Pois é, aquele mail que já passou meio mundo é capaz de ter razão, tamos a ficar velhos :) Já lá vai o tempo em que definitivamente não fazia ideia do que queria fazer quando fosse grande. LOL

Chegou o momento de começar a procurar um emprego, consciente de que continuarei a estudar toda a vida, pois numa área tão transversal como a minha há novidades todos os dias. Sem dar por isso, em vez dum quarto (como noção do teu espaço próprio até hoje) em breve recebes visitas na tua própria casa =)

Can't Wait...