Blood Diamond

Cartaz Blood Diamondblood_diamond1

Na passada 5ª feira fui ver Blood Diamond. Só agora tive algum tempo para me alongar sobre o assunto porque pelo meio tive 2 exames. É um excelente filme sobre o negócio dos diamantes e a exploração a que são sujeitas as pessoas em diversos países africanos. Transporta para o grande ecrã a realidade conhecida de todos nós, mas escondida nas belas paisagens africanas. O homem "branco" aproveita todas as oportunidades de negócio, seja petróleo ou diamantes, e por inúmeras fachadas tira sempre proveitos. As guerrilhas escondem-se em motivações políticas para rentabilizar os negócios sujos que apenas beneficiam o topo da hierarquia.

Di Caprio faz o papel de middle man, o intermediário que faz o tráfico de diamantes, ele próprio um africano do Zimbabwe. Djimon Houson é um pescador que após ser separado da família pela guerrilha para ir trabalhar nas minas de diamantes irá fazer tudo para rever os seus entes queridos. Quando as suas histórias se cruzam, assiste-se a um evoluir da personagem de Di Caprio (não posso contar tudo não é) que neste momento já é um senhor actor. Nos últimos filmes já tinha sido possível observar que o processo de maturação estava a concluir-se e agora com a nomeação para o Oscar já não serão muitos os críticos do ex-cara-laroca-recentemente-tornado-em-grande-actor.

Uma das minhas preferências para os Oscares deste ano é Djimon Hounson nomeado como melhor actor secundário. Já o vimos em inúmeros filmes, sempre (ou quase sempre) com um papel secundário. Mas é daqueles actores que dão uma enorme consistência aos filmes e tornam os actores principais ainda melhores. Neste filme não pudemos ficar indiferentes à dor e raiva que transporta para o ecrã na busca e protecção dos seus entes queridos. Ainda participa no filme como repórter Jennifer Connely, mas é apenas um cliché não adicionando nada o filme. Um excelente filme portanto, ainda que tenha ficado com a sensação que lhe faltou algo para o tornar Grande!

"Quando é demais, também enjoa..." - Parte 8773462

FedererAustralian Open 2007
Winner - Roger Federer a.k.a FedEx

The Daily Show (25/1/2007)

Quem é a única pessoa na galáxia que Dick Cheney respeita?

No vídeo, Jon Stewart, o anfitrião do The Daily Show tenta interagir com Cheney (Vice-Presidente dos USA, que num dia de caça, disparou sobre o próprio parceiro de caça) representando a única pessoa que este respeita.


Spot Publicitário

Excelente publicidade a uma marca de telemóveis. Porquê excelente? Porque um dos maiores vilões da história do cinema (senão O maior) participa no spot publicitário. Ora vejam e oiçam com atenção...


Brevemente colocarei aqui no blog as fotos que tirei na Exposição Star Wars. Uma delícia, pelo menos para mim. Geek!

Erosão Costeira na Costa da Caparica

No dia 26 Janeiro de 2007 vai decorrer uma sessão pública na INATEL da Costa da Caparica com o seguinte tema: "Erosão Costeira e Ordenamento do Território na Costa da Caparica".

Quem estiver interessado em ver com os próprios olhos a erosão acelerada desta zona costeira e ouvir os esclarecimentos sobre a situação que se verifica nas praias de São João tem mais informação sobre a sessão pública no pdf seguinte:
Sessão Pública: Erosão Costeira e Ordenamento do Território na Costa da Caparica.

UPDATE - Golden Globes

Foi colocado um vídeo do discurso de Sacha Baron Cohen, com melhor qualidade no post Golden Globes de dia 16 Janeiro.

Provas de Mestrado

Fui assistir às provas de mestrado em ordenamento do território e planeamento ambiental de um aluno para ter uma ideia do desenrolar do processo.

Basicamente, estamos num tribunal a tentar ser ilibados e o advogado de defesa somos nós próprios. Prestamos vassalagem ao meretíssimo juíz (neste caso, ao conjunto que forma o jurí) e expomos o nosso caso (tese) com os melhores argumentos possíveis. Pacientemente o jurí ouve, torce o nariz e quando finalmente nos calamos, ficam com "a faca e o queijo na mão". Segue-se o período de análise crítica e escalpelização (se é que a palavra existe) dos erros que cometemos e nem nos apercebemos. Convém saber justificar cada pormenor do que nos é perguntado.

Por fim, dá-se por terminada a sessão e procede-se à reunião do jurí para tomada de decisão (quase que podia jurar que ouvi alguém dizer "All Rise" como nos tribunais...). Escusado será dizer que ou saímos em liberdade, com o respectivo canudo, ou somos condenados a trabalho comunitário (mais 1 ano a elaborar outra tese).

Não fiquei para o veredicto final, mas creio que este não se safou...

A ouvir...

Golden Globes

Os vencedores e alguns dos discursos podem ser vistos no site dos Golden Globe Awards

Maiores surpresas da noite, o facto do filme Dreamgirlz ter ganho diversas estatuetas, incluindo Eddie Murphy em papel secundário que tinha como opositor Jack Nicholson em The Departed. Agora qual é a lógica da categoria Melhor Filme Comédia/Musical? Sendo um musical Dreamgirlz tirou o galardão de melhor comédia a Little Miss Sunshine e a Borat....não faz sentido nenhum. Nas restantes categorias com melhores ou menores interpretações não há grandes reparos a fazer, excepto os meus destaques.

Best Performance by an Actor in a Motion Picture - Musical or Comedy
>>>> Sacha Baron Cohen, Borat.

Afinal eu não estava assim tão maluco quando achei genial o filme, e o rapaz é merecidamente premiado. O discurso de aceitação ao bom estilo de Sacha é também ele genial.

"I saw some dark parts of America ... an ugly side of America ... a side of America that rarely sees the light of day. I refer, of course, to the anus and testicles of my costar Ken Davitian. Ken, when I was in that scene and I stared down at your two wrinkled Golden Globes on my chin, I thought to myself, I better win a bloody award for this."



Best Performance by an Actor in a Television series - Drama
>>>> Hugh Laurie, House.

Todo o sucesso da série gira em torno do papel de Hugh Laurie que faz um papel tremendo. Definitivamente uma das melhores séries dos últimos tempos, e não esqueçamos que ganha o prémio pelo 2º ano consecutivo.

Curso de Auto-Defesa para Mulheres

Brilhante! Todas as mulheres deviam frequentar este curso.


Obras

O blog irá sofrer algumas alterações pelo que peço desculpas antecipadamente se não conseguirem visualizar alguma coisa....

Já cá canta!

Finalmente! Já não era sem tempo! Bilhete para o último dia da Exposição Star Wars. Mais um pouco e era obrigado a penitenciar-me. Não podia perder isto, visto que já vi os filmes 912381237712467 vezes e adoro algumas das personagens. Vá vá, não sou nada Geek!!!!


Ta bem que a máquina não é minha, mas preciso definitivamente aprender a mexer nisto...

Gestão Resíduos já era!

Aterro Sanitário
Camadas num AterroComponentes de uma Incineradora

Toda a Verdade...sobre a Disney

Diz que é uma espécie de sketch. Na verdade, é uma personagem bem real...que levanta questões muito pertinentes, ou não....

Via blog do shôr Markl - Há com cada cromo!

Mestrado, Arquitectura, Dissertação


A ,soon to be, Arquitecta Marta Valente (por sinal, pessoa que conheço razoavelmente bem...) em fase de conclusão, do agora denominado, Mestrado Integrado em Arquitectura, pelo Instituto Superior Técnico, escolheu o seguinte tema para a sua dissertação:


Mobilidade pedonal urbana no centro histórico de Lisboa


Através de fontes fidedignas tive acesso a um pré-pré-resumo a introduzir o tema da dissertação.
(...) nos territórios das grandes cidades, também a mobilidade das pessoas adquiriu novas formas, novas exigências e uma maior complexidade, tornando-se fundamental perceber como essas mudanças afectam os cidadãos e as suas comunidades (...)

(...) os esforços empreendidos no sentido de melhorar o sistema de transportes em Lisboa, resultaram demasiadas vezes na degradação das condições de qualidade e segurança com que os peões se deslocam.

(...) O problema que irá ser explorado ao longo do trabalho de dissertação diz respeito ao facto de, nos encontrarmos perante uma rede pedonal não estruturada, que acaba por se traduzir num ambiente frequentemente hostil para o peão, o que no centro histórico de uma capital se torna num problema ainda mais grave. (...)

Dá para ter uma ideia dos objectivos da dissertação, num aspecto tantas vezes descurado pelas autarquias, a melhoria das condições de mobilidade, não de veículos motorizados, mas sim dos cidadãos e para estes. Naturalmente, irei seguir com grande interesse e excitação a execução desta dissertação, pelo facto de ter uma forte conexão com o Ordenamento do Território e também porque me fica bem elogiar o cônjuge... :P

It's the Wrong Color!!!



Quando se pode ter tudo, é assim...MIMADA!!!
Com um Fiat Uno azul secalhar rejubilava.
Porra!

Under Pressure

Faltam 25 horas para a entrega do Plano de Monitorização de Qualidade Ambiental do Estuário do Douro....

Under Pressure


Pressure pushing down on me
Pressing down on you no man ask for
Under pressure
That burns a building down
Splits a family in two
Puts people on streets
(...)
Insanity laughs under pressure we're cracking
Can't we give ourselves one more chance?
Why can't we give love that one more chance?
Why can't we give love give love give love?
Give love give love give love give love give love give love?
Cause love's such an old fashioned word
And love dares you to care
For the people on the edge of the night
And love dares you to change our way
Of caring about ourselves
This is our last dance

This is our last dance
This is ourselves
Under Pressure
Under Pressure
Pressure

zzZZZzzzZZZ

22 anos?!

Date of birth (location)
22 November 1984
New York, New York, USA
filmography
  1. Brilliant (2007) (in production)
  2. Amazon (2007) (announced)
  3. Napoleon and Betsy (2007) (announced) (attached)
  4. Mary Queen of Scots (2008) (pre-production) .... Mary, Queen of Scots
  5. The Nanny Diaries (2007) (post-production) .... Annie Braddock
  6. The Other Boleyn Girl (2007) (post-production) .... Mary Boleyn

  7. "Robot Chicken" .... Dolores / ... (4 episodes, 2005-2006)
    - Donkey Punch (2006) TV Episode
    - Veggies for Sloth (2006) TV Episode (voice) .... Dolores/Veronica Lodge
    - A Piece of the Action (2005) TV Episode (voice) .... Various
    - Toyz in the Hood (2005) TV Episode (voice) .... Tooth Fairy
  8. The Prestige (2006) .... Olivia Wenscombe
  9. The Black Dahlia (2006) .... Kay Lake
    ... aka Black Dahlia (Germany)
  10. Scoop (2006) .... Sondra Pransky
  11. The Island (2005) .... Jordan Two Delta/Sarah Jordan
  12. Match Point (2005) .... Nola Rice
  13. In Good Company (2004) .... Alex Foreman
  14. The SpongeBob Squarepants Movie (2004) (VG) (voice) .... Mindy
  15. The SpongeBob SquarePants Movie (2004) (voice) .... Mindy
  16. A Good Woman (2004) .... Meg Windermere
    ... aka Seduttrici, Le (Italy)
  17. A Love Song for Bobby Long (2004) .... Pursy Will
  18. The Perfect Score (2004) .... Francesca Curtis
    ... aka Voll gepunktet (Germany)
  19. Girl with a Pearl Earring (2003) .... Griet
    ... aka Jeune fille à la perle, La (Luxembourg: French title)
  20. Lost in Translation (2003) .... Charlotte
  21. Eight Legged Freaks (2002) .... Ashley Parker
  22. An American Rhapsody (2001) .... Zsuzsi/Suzanne Sandor (at 15)
    ... aka Amerikai rapszódia (Hungary)
  23. Ghost World (2001) .... Rebecca
  24. The Man Who Wasn't There (2001) .... Birdy Abundas

  25. My Brother the Pig (1999) .... Kathy Caldwell
  26. The Horse Whisperer (1998) .... Grace MacLean
  27. Home Alone 3 (1997) .... Molly Pruitt
  28. Fall (1997) .... Little Girl
  29. Manny & Lo (1996) .... Amanda
  30. If Lucy Fell (1996) .... Emily
  31. "The Client" .... Jenna (1 episode, 1995)
    ... aka John Grisham's The Client
    - Pilot (1995) TV Episode .... Jenna
  32. Just Cause (1995) .... Kate Armstrong
  33. North (1994) .... Laura Nelson

Esquerda, Educação e Igualdade

N'A Blasfémia : A Educação gera desigualdade, é preciso acabar com a educação.

Profundamente...

1º Já são assim tantos que vale a pena investir em embalagens com slogans traduzidos?
2º Se são capazes de ler aquela língua, não há maior probabilidade que sejam "profundamente loiras"?

Os rapazes do marketing devem ter informação privilegiada indicando que o crescimento da economia portuguesa passa por agarrar esta fatia do mercado...