Portugal no Mundial de Rugby!

Pela primeira vez na história, Portugal qualificou-se para um Mundial de Rugby, o que por si só, demonstra o nível do rugby português. É um grande feito sem dúvida.

Portugal disputará o grupo C do Mundial'2007, que decorrerá em Setembro, em França, ao lado de Nova Zelândia, Escócia, Itália e Roménia, sendo a primeira equipa amadora a alcançar tal feito.
Fonte: Record

Das equipas do grupo, em teoria Portugal apenas poderá fazer frente à Roménia, mas eu apenas farei os possíveis para ver o embate frente aos All Blacks: Nova Zelândia. É a minha selecção favorita e quero ver a expressão dos tugas quando se virem frente a frente com isto:



É arrepiante!

Ainda assim, muita sorte têm os tugas por não terem que lidar com um dos melhores jogadores de sempre (o melhor para mim), que provavelmente marcaria um ensaio com metade da equipa tuga às costas (não, não estou a exagerar =)...). Passo a descrever.

De seu nome Jonah Lomu, o rapazinho mede 1,96 m e pesa 120 kg. Rapaz corpulento portanto. Mas o mais impressionante é que com esta envergadura corre 100 metros em 10 segundos, encontrando-se ao nível dos corredores desta especialidade. Let's look at the Trailer...

É o nº11, apreciem a música e reparem na forma como em 1m e 50seg atropela literalmente um adversário.

Abril Águas Mil

Terminado o Projecto de Recursos Hídricos, cuja entrega foi ontem, esta última semana de Março passou um pouco ao lado. Vou tentar aproveitar o dia para me pôr a par das tretas mais insignificantes e que apenas interessam a umas 3 pessoas (incluindo eu). Mais vai ser rápido, já que tenho que iniciar uma Monografia sobre Princípios de Gestão de Ambiental e outra sobre Reabilitação Urbana. Pelo menos estes vão dar algum prazer, o que não foi o caso do Projecto anterior. Ao trabalho...

Prós&Contras na RTP1: Aeroporto da Ota

Estou neste preciso momento a ver o programa Prós&Contras na Rtp1 cujo tema hoje é o polémico Aeroporto da Ota. Constato que todos os Engenheiros do país se encontram presentes no edifício e já consegui avistar grande parte do Estado Maior do Departamento de Ambiente da FCT. Mas mais importante do que isso, finalmente compreendo porque os meus professores consideram que nós, os alunos, somos "cientistas", "especialistas" e diferentes do resto do povo. Essa diferença é ténue pois mesmo para mim "Engenheiro do Ambiente", é difícil acompanhar a panóplia de termos técnicos que estão a ser usados neste debate. E esta é a razão principal porque este projecto não é caso de discussão pública nacional. O povo, simplesmente não percebe os conceitos, as bases do projecto e as razões da aprovação ou reprovação deste. Aquíferos, PROT-AML, REN, nível freático, montado, CAIA e podia continuar. Já li os Estudos de Impacte Ambiental e variados documentos sobre a Ota, Rio Frio e ainda não consegui chegar a uma conclusão segura. Não entrarei em pormenores, pois não os posso suportar mas inclino-me para a reprovação da localização Ota. Já lá vão uns 25 anos de estudos, continua a pagar-se mais estudos e ninguém se decide...será que a Portela irá mesmo esgotar as suas capacidades?

UPDATE 0:30h : Orografia, perfil longitudinal

Ciclo Alterações Climáticas na FCT

TrackBack #1

 
 

World Water Day

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Água. Não há muito a dizer, penso que a maioria das pessoas minimamente inteligentes, sabe que somos uns felizardos e não temos praticamente preocupações nenhumas com a água. Mas a realidade na grande maioria do planeta é bastante diferente porque continuam a existir milhões de pessoas que apenas têm acesso a uma porção ínfima de água por dia, água essa sem as mínimas condições para ingerir.

Duas imagens, um vídeo e uma animação. Força.


DEFCON 1

Nota: Defcon 1 representa o estado de alerta máximo das Forças Armadas dos EUA.

08 de Dezembro de 2006



20 de Março de 2007


Perguntas Pertinentes sobre a Costa da Caparica



Homenagem a Petit a.k.a. "Pitbull"

É feiinho? É. Tem um pulmão e uma garra como poucos? Tem.

Se os adversários abrandam um pouco o ritmo, o mais provável é que quando voltarem a olhar para o lado, já lá estará o Pitbull a morder-lhes os calcanhares. Já é um símbolo do Glorioso e nos últimos 3 jogos marcou 3 golos. Para todos os gostos, o golo frente ao Paris St. Germain é uma obra de arte.

Aqui fica a minha sincera homenagem ao guerreiro.


Emir Kusturica & The No Smoking Band: Pitbull Terrier



Utilizas bem a Água?

Para terem consciência dos gastos de água que fazem a Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA disponibiliza um Simulador de Consumo de Água, desenvolvido pela YDREAMS.

Em média o consumo de água por habitante/dia, também referido como a capitação média, é cerca de 150 a 300 l/hab.dia. Para conheceres o resultado dos teus gestos diários, carrega na imagem e segue o link, Simulador de Consumos. Todos nós cometemos excessos e consumimos recursos que outrora eram considerados ilimitados, mas a realidade é diferente e sendo a água essencial à vida, todos temos o dever de a utilizar de forma sustentável.


Clube Lisnave: Apurados para 2ª Fase

Terminada esta primeira fase da competição, estamos agora em banho-maria à espera da 2ª fase que se disputa a partir de Abril e que determina os 2 clubes que sobem de divisão. Como é óbvio o saldo da 1ª fase foi extremamente positivo, 17 vitórias, 1derrota, equipa com mais pontos marcados e com menos pontos sofridos (Ainda falta um jogo à maioria das equipas). A classificação final representa bem a mais valia das equipas, tendo terminado cada uma no lugar que mereciam.

Agora o objectivo passa por lutar pelo 1º lugar, pensando em vencer jogo a jogo (parece coisa de treinador de futebol), sabendo que em todos os jogos é preciso dar o máximo. As equipas ainda não estão todas determinadas, mas andará algures à volta disto: Quintajense, Belenenses, Olhanense ou Albufeira, Chamusca e uma equipa de São Miguel (Açores). Exacto, temos uma viagenzinha aos Açores, o que para muitos já será a vitória ano. hehe

Para mais informações e para acompanhar online o que vai acontecendo, já existe um site do Clube Lisnave, que tem informação de todas as actividades desportivas do Clube, incluindo claro o basquetebol. O extra são as fotos do pessoal de deixar as miúdas loucas...ou não!



Elá!

É assim que o jornal O Jogo anima 6 milhões de portugueses...

Noites de Sodoma

Já começa a ser hábito ir a espectáculos mesmo na última hipótese e ontem não foi excepção. Ao contrário do que é normal, a noite começou no Bairro Alto (uma primeira vistoria a uma área de estudo) e como há sempre uma primeira vez, lá fui experimentar comida japonesa à Trindade.


O restaurante chama-se nood e além de ter um design pouco convencional, tem quase um empregado por cada cliente (quase, quase...), somos servidos num ápice (esta palavra existe?) e a comida japonesa é óptima. Fiquei cheio quase para o resto da noite. Recomendo para um início de noite por aquelas bandas. Uma das primeiras tardes de calor do ano, namorada, pança cheia, bilhetes para o espectáculo, ups...espera, cadê os bilhetes?

- "Esqueci-me dos bilhetes em casa!!!" diz ela.

Ok. A única coisa que nos separa dos bilhetes é atravessar Lisboa, a Margem Sul e a horde de pessoal que sem saber o que fazer decidiu invadir (e entupir) os acessos da margem Sul, isto com 45 minutos para o início do espectáculo. Decide-se tentar suplicar para que o senhor da bilheteira nos deixe entrar e como a tecnologia não engana, lá estavam os lugares disponíveis que tinham sido reservados.

O espectáculo: Teatro. Já não me lembro da última vez que tinha ido ao teatro, mas devia ter metade da idade que tenho agora. A peça: As Vampiras Lésbicas de Sodoma.

Uma comédia hilariante, que acompanha "As vampiras" na busca de sangue por toda a eternidade, desde os tempos antigos de Sodoma até ao presente. Vampiras, virgens, travestis, "lângery", isto tudo numa espiral de sátira social e improvisações que pôs todo o público a aplaudir de pé no final do espectáculo. Um dos momentos da noite foi o esgar de dor que um dos membros do elenco fez quando se tornou insuportável a pressão nos seus golden globes...(é o que dá homens a usar lingerie!!). Mas contornou a situação como uma verdadeira dama. Ontem foi a 100 representação da peça e por sinal a última no Teatro do Chiado. Resta a quem não viu, esperar por uma reedição da peça.

Espectáculo terminado, mais uma digressão ao Bairro onde nos entretivemos com o amigo G., as suas histórias e as mulheres da sua vida.


Grease Summer Nights about Global Warming

The Miniature Earth

O projecto The Miniature Earth baseiou-se no relatório de Donella Meadows, de 29 de Maio de 1990, chamado "State of the village report". Este projecto, consiste em reduzir toda a população global a uma amostra de 100 pessoas, sendo estas utilizadas como indicadoras da realidade com que nos deparamos. Os dados utilizados, foram sendo actualizados ao longo dos anos, para que se possa compreender facilmente o mundo em que vivemos.

Apesar de já existirem vídeos no Youtube, é preferível carregar na imagem em baixo para aceder directamente ao site. O vídeo e som têm melhor qualidade, além de poderem escolher a língua que preferirem.

(Carregar na imagem.)


Quando eu for Grande...#2


e/ou




Gato Fedorento na Gala do Benfica


e um extra, a que não consegui resistir. E PLURIBUS UNUM

El Laberinto del Fauno

Innocence Has A Power Evil Cannot Imagine.
"Espanha, década de 40 do século XX: Francisco Franco trata de protagonizar a repressão, já terminadas a Guerra Civil e a II Guerra Mundial. Ofélia (Ivana Baquero) é uma criança solitária e sonhadora que vive com a mãe e o pai adoptivo, um militar com a missão de "limpar a zona" de rebeldes esquerdistas e afins. Resta-lhe criar para si própria um mundo imaginário, recheado de criaturas fantásticas e secretas viagens." (Fonte: Cartaz Expresso)

É um excelente filme, sobre o mundo próprio de uma criança. Uma espécie de Alice no País das maravilhas para adultos, uma vez que a acção no mundo do fantástico decorre em simultâneo com a luta dos rebeldes contra as tropas do Capitão Vidal. O sanguinário militar que é padrasto da pequena Ofélia.



UPDATE: 05 Março 2007, 12:18h

His Own "Inconvenient Truth"

"A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacte humano na Terra. (...) exprime a área produtiva equivalente de terra e mar necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos gerados por uma dada unidade de população." (Fonte: Naturlink)

algore_footprint

Este cartoon surge a propósito da notícia lançada esta semana "Gore’s home uses more than 20 times the national average"

"Aquela" Cena...#1

A cena que marcou. O filme terminou e a cena que ecoa no meu cérebro foi esta. Neste caso, abriu e fechou o filme. A música, o monólogo...adoro, adoro.



My name is Dalton Russell. Pay strict attention to what I say because I choose my words carefully and I never repeat myself. I've told you my name: that's the Who. The Where could most readily be described as a prison cell. But there's a vast difference between being stuck in a tiny cell and being in prison. The What is easy: recently I planned and set in motion events to execute the perfect bank robbery. That's also the When. As for the Why: beyond the obvious financial motivation, it's exceedingly simple... because I can. Which leaves us only with the How; and therein, as the Bard would tell us, lies the rub.


Literatura Light

Os quatro livros que li neste inicio de 2007. Quatro cómicos de referência nos Estados Unidos, cada um a abordar a realidade que se lhes depara de forma diferente. Foram vários os momentos em que dei por mim a conter uma enorme gargalhada. É literatura ultra-light, mas ideal para uns bons momentos de descontracção e para parecerem uns perfeitos parolos, com um enorme sorriso, numa qualquer paragem de autocarros.

naked_pictures Guia Completo dos Gajos

Puro Disparate Linguagem Seinfeld

É também altura de me virar um pouco para livros mais técnicos sobre a vertente a que me irei dedicar no futuro. Para já ando a ler, "Cidades para um pequeno Planeta" do Arquitecto Richard Rogers.