Férias!! Até para a semana...

A Prova dos Duros

Não sei onde fui buscar o gosto por ciclismo, mas desde princípios dos anos 90 que é sagrado em Julho, assistir à maior prova de ciclismo mundial, o Tour de France. Provavelmente será o único desporto onde o "melhor" é aquele que vence uma das provas anuais e não o que vence o Campeonato do Mundo ou os Jogos Olímpicos. Esses apenas tiveram sorte. Os verdadeiros heróis são aqueles que durante 20 dias percorrem 3000km, incluindo subir os Pirenéus e Alpes, chegando finalmente a Paris.


Como é possível estes homens subirem montanhas, como ilustra a imagem, e chegarem ao cimo da montanha e ainda sprintarem para vencer a etapa? No dia seguinte são só mais 7horas em cima da bicicleta e 3 ou 4 montanhas pela frente, terminando a etapa com uma média de 35km/h. Por esta razão, sou a favor do uso de substâncias por parte dos corredores. Não é humanamente possível ter resistência para a dureza que esta prova apresenta. É uma questão bastante difícil, uma vez que se fosse permitido o uso de produtos, dirão que haverá sempre alguém que ainda recorrerá a outros produtos para ter uma ligeira vantagem. Contudo, contínua a achar que todos eles tomam muitos produtos para recuperar do desgaste e que na grande maioria a capacidade que têm como ciclistas é inata. Muitos dos ciclistas que por vezes são apanhados, são corredores perfeitamente banais e não foi o uso de essas substâncias que os tornaram melhores. Usaram doping para ficarem na 120ª posição?
Ao longo destes anos, aqueles que idolatrei foram sempre os que embora grandes corredores, me pareciam mais humanos. Venciam sempre ou quase sempre, mas a sua dor era visível. Por essa razão nunca gostei de Lance Armstrong. Durante 7 anos não ter um dia mau no Tour não é possível. Depois de um cancro. Durante anos o meu ciclista preferido foi Miguel Indurain, o vencedor de 5 Tours seguidos. Recordo a forma como sem nunca atacar ia deixando os adversários 1 a 1 para trás, a pergunta que todos os anos me faziam "porque é que ele se vai a rir?" e o momento em 1996 em que a subir uma montanha virou a bicicleta e deixou-se ir montanha abaixo até ao hotel. Foi o final.

Nesse mesmo ano o benjamim do Tour era um alemão em tudo idêntico ao veterano Indurain. Desde então e até este ano foi ele o meu corredor preferido. A cadência e o poder nos contra-relógios eram semelhantes, o sofrimento nas montanhas também. O seu nome é Jan Ullrich e não fosse a "estranha aparição" de Armstrong, teria o seu nome ao lado de Indurain.

O Tour contínua e não são estes casos de doping que impedirão as pessoas de continuar a mostrar a sua paixão pela modalidade. No entanto, procura-se novos heróis...

Ritmos d'O Mundo

Para ouvir nos Ritmos d'O Mundo, o tema Chick Habit de April March (1995)

(Ritmos d'O Mundo
é a nova secção na barra lateral.)

Será coincidência?

É normal Tarantino pegar em pequenos pormenores de antigos filmes e fazer-lhes referências. Por exemplo, a dada altura de Death Proof, fazem referência aos hamburguers Big Kahuna. Ora quem não se lembra da cena dos hamburguers Big Kahuna em Pulp Fiction?

Sendo assim, será pura coincidência Kurt Russel em Death Proof ter uma cicatriz exactamente no mesmo local onde em Escape from New York tinha uma pala? O estilo badass já vinha incorporado com o actor =)

Stuntman Mike, Death Proof (2007)

The Simpsons Movie

Estreia hoje o filme da melhor série de animação alguma vez criada. Acho que o facto de estar no ar desde 1989 fala por si (18temporadas). Para promover o filme existiu uma campanha megalómana, mas bastante original...

Os supermercardos 7-eleven transformados em kwik-e-mart podem ser vistos aqui.

Homer e o Gigante de Cerne Abbas (símbolo pagão que representa a fertilidade) em Dorset, Inglaterra.

E se a campanha fosse realizada em Portugal? O JBM do CineBlog tratou de mostrar como seria...

Eis a razão porque adoro os Simpsons.
Teaser #1


Teaser #2

Um dia Negro para o Ciclismo

Pela 1ª vez na história do Tour de France, (pelo menos em 20 anos não me recordo de situação idêntica) hoje decorre uma etapa sem que alguém envergue a tradicional camisola amarela, correspondente ao líder do Tour.


Quando terminar a edição deste ano faço algumas considerações acerca do que se tem passado e da minha posição quanto ao doping no ciclismo. Agora perdi a vontade toda de assistir ao desenrolar da prova.

Alguém falou em Doping no Tour?

The Force Unleashed

Apenas um jogo...

...apenas um jogo?! Isto é muito mais que um jogo! 2008...eerrhh só em 2008......

Os melhores para o Melhor

Quando digo Melhor, entenda-se Sport Lisboa e Benfica. Não há dúvidas quanto a isso. Embora os detractores do Presidente deste Glorioso Clube, não consigam ver além dos resultados da equipa de futebol, tem-se investido muito e bem para que o Clube continue a crescer.

No ano passado contratou-se o melhor treinador de Andebol de sempre (segundo me recordo) em Portugal, Aleksander Donner; para a equipa de Basquetebol contrataram-se alguns dos melhores jogadores a actuar em Portugal (Minhava, Leroy Watkins, Carlos Andrade...); no Hóquei fez-se regressar o campeoníssimo Carlos Dantas; equipa de futsal campeã nacional e em Voleibol mais uma Taça de Portugal para a malta. Em algumas destas modalidades pode demorar-se a alcançar resultados, mas foram dados os passos certos para o retomar da hegemonia pelo Glorioso.

Ainda faltam algumas referências, mas estas com frutos imediatos. Vanessa Fernandes imbatível no Triatlo também veste a cor vermelha (ou encarnada se o menino/a preferir), José Azevedo melhor ciclista nacional de há uns anos a esta parte vai tentar conquistar as montanhas?! deste País e mais recentemente foi anunciado que a minha "vizinha" Telma Monteiro, bicampeã europeia de Judo também irá combater de águia ao peito.

Embora a importância do futebol esmague a visibilidade dada a estas modalidades, creio que se tem feito um bom trabalho e espero que se continue a apostar nos melhores atletas nacionais para representar o melhor Clube nacional.

Uma pequena piada no blog, O Mal Está Feito:

"Tenho grande estima e admiração pela Vanessa Fernandes, e por todas as suas conquistas no triatlo , mas não posso deixar de pensar que, numa prova tão longa, ela tem alguma vantagem por fazer chichi de pé."


O maior SPOILER da História

Na habitual leitura diária por um dos blogs de cinema, CineBlog, não consegui evitar dar uma espreitadela a um dos links. Tarde de mais. É verdade que assim escuso de perder horas e horas para chegar à grande revelação...

Photoshop


Death as an act of creation.

Finish it...

Together we will live forever.


Our bodies are prisons for our souls.
Our skin and blood, the iron bars of confinement.

But fear not. All flesh decays.Death turns all to ash.
And thus, death frees every soul.

All these years, all these memories, there was you.
You pull me through time.

Na ausência de palavras para descrever The Fountain, a mais recente obra de Darren Aronofsky, optei por salientar a experiência visual que o filme nos proporciona. Não é um filme fácil de compreender em toda a sua plenitude, mas ainda assim é um excelente filme. Depois de Requiem For a Dream e agora The Fountain, vou concerteza seguir com maior atenção este realizador, mas também continuar a confirmar que temos actor com Hugh Jackman. Outra coisa não seria de esperar do homem que encarnou no grande ecrã uma das minhas personagens de BD favoritas: Wolverine.

TrackBack

#UPDATE#

Meio Grindhouse

É já amanhã que estreia aqui pelas redondezas a mais recente obra do realizador de culto Quentin Tarantino. Originalmente teríamos 2 filmes em 1, cerca de 90minutos de Robert Rodriguez ("Planet Terror") e mais outros tantos de Tarantino ("Death Proof"). No entanto, para a estreia na Europa decidiu-se separá-los e assim tivemos que esperar uns meses para receber a versão alargada de cada um dos filmes. Amanhã estreia "Death Proof" e lá para Setembro "Planet Terror". Se a ideia era fazerem-me gastar 10euros bem podem esperar porque apenas faço questão de ir ver a parte do Tarantino. Espero muito sangue, acção semelhante a filmes de série B como só ele sabe realizar e uma banda sonora original.

David Fonseca

Não sou grande fã de David Fonseca, mas confesso que o homem me surpreendeu agora. Parece que alguns dos nossos artistas já utilizam grande parte das potencialidades que a internet lhes oferece para divulgar os seus trabalhos, mas também para mostrar ao mundo a sua criatividade. Talvez tenha havido muitos com ideias geniais, mas certamente que à uns anos não as podiam concretizar. Ora, o ex-Silence 4 lançou um novo single em que o videoclip é realizado por ele próprio e dias antes do lançamento surgiu no seu blog um Webisódio (uma espécie de curta-metragem que como o próprio nome indica serve para ser visto online) onde mostra parte do processo criativo do single.

Webisódio 1


Superstars


Parece que passou ao lado de uma grande carreira como realizador...quem sabe ainda venha a tirar o cinema nacional da pasmaceira que persiste.

E o raio do assobio que não me saí da cabeça!!!

Occupatto

Ando ocupado a tentar parecer ocupado...

Um homem Cómico e Sábio

Liderança

Na mais recente deambulação pela lojinha de coisas preciosas cá do sítio, chamou-me a atenção este livro. Não pelo seu conteúdo em si, mas pela capa. Poucas vezes uma capa espelha tão bem o assunto do livro como neste caso. Olhem com atenção. Um líder. O elemento aglutinador.

No prefácio do livro, o próprio José Mourinho afirma;

"Está cá tudo o que é necessário para se poder tirar ensinamentos da minha liderança para a liderança de cada um nas organizações em geral."

Nota: A imagem do livro será de um jogo Manchester United vs Chelsea. O treinador do outro lado da barricada, Sir Alex Ferguson. O facto de ter Sir à frente do nome será significativo, contudo...

E foi assim...

uma vez mais, a RTP caiu no equívoco que fez da transmissão do Live 8 uma desilusão: o que toda aquela equipa está a fazer ao longo de horas e horas a fio é, no fim de contas, um gigantesco talk show onde os números musicais dos concertos servem ou de papel de parede ou de preenchimento de tempo enquanto se trocam convidados.

Está a celebrar-se uma maneira de fazer chegar a mensagem ambiental às pessoas, que não passa por aquilo que as faz fugir da mensagem ambiental: em vez de discursos pomposos e maçudos, o Live Earth vive de festa, de música, de bandas clássicas e modernas dando, literalmente, show. Então porquê vedar o público a essa festa, fechando-o num estúdio? Acho que deveria haver intervenções em estúdio, mas muito menos. Deveria aproveitar-se os intervalos dos feeds e as actuações de bandas internacionais de interesse local (como algumas bandas australianas, nipónicas e chinesas, conhecidas apenas nos seus países) para conversar em estúdio com convidados, comentar o que se viu, etc. Mas, quanto a mim, não deveria fazer-se dos concertos o acessório - e foi isso que senti que, uma vez mais, aconteceu.
Nuno Markl, Há Vida em Markl.

07.07.07

Tenho dúvidas se a lavagem cerebral que alguém sofre hoje ao assistir na RTP aos eventos ligados ao Live Earth, não terá precisamente o efeito contrário...
É que já não suporto ouvir o conselho para fechar a água enquanto lavo os dentes.


07.07.07

Arranca hoje a Volta à França.


07.07.07

Hoje à noite, no Estádio da Luz.

Sending Out a Message!



CAN YOU HEAR?

Vazios Urbanos - High Line Railroad

A Trienal de Arquitectura de Lisboa, que está a decorrer entre 31 de Maio e 31 de Julho é um "Festival" de Arquitectura que tem como tema central os Vazios Urbanos. Estes "São espaços expectantes, mais ou menos abandonados, mais ou menos delimitados no coração da cidade tradicional, ou mais ou menos indefinidos nas periferias difusas. São manchas de “não-cidade”, espaços ausentes, ignorados ou caídos em desuso, alheios ou sobreviventes a quaisquer sistemas estruturantes do território." (Fonte: Trienal de Arquitectura de Lisboa)

Este é o caso de uma ferrovia elevada inactiva desde meados dos anos 80 que se encontra no lado oeste de Manhattan, Nova Iorque. Este espaço abandonado é simultaneamente, um elemento estranho, um exemplar dos anos dourados do crescimento industrial e uma oportunidade no coração de um das mais importantes cidades do mundo.


Desta forma, a reconversão deste espaço foi sujeito a concurso, tendo a proposta vencedora pertencido à firma de arquitectura Dille Scofidio + Renfro, em colaboração com a Field Operations. (Fonte: Blog da Trienal de Arquitectura de Lisboa)

O projecto consiste em transformar o espaço anteriormente inacessível, num "percurso" urbano e ecológico, onde se conjuga um espaço pedonal com elementos da natureza. A conclusão do projecto está prevista para 2008/09.

Para saber mais sobre a High Line e o projecto:

The Office na TVI!

A boa notícia é que agora que terminou a 3 época do Dr. House, a TVI decidiu ocupar o horário deixado vago com a excelente série chamada The Office (a versão americana). A má notícia é que a série será exibida às 5ªs por volta da 1h da manhã, ou seja, pode estar a dar à 0h45 ou à 1h15, ou ainda só ás 2h, uma vez que só assim se mantêm consistente a programação do canal. Esta indefinição nos horários é apenas uma estratégia das televisões portuguesas, digamos que para criar maior ansiedade nos espectadores, que quando finalmente começa o seu programa já estão tão cansados de fazer zapping que simplesmente desistem de mudar de canal.

Aviso Prévio!

Todos os membros do sexo feminino com as quais costumo contactar e que por hábito recebem uma oferta em épocas festivas, ficam desde já avisadas que durante o próximo ano todas as ofertas serão derivações da camisa apresentada ao lado.

Tem que se pensar global e agora já não há desculpas para as companheiras dos milhões de benfiquistas não estarem a condizer.

O Petit parece ter adorado. Diz lá que não estão Fashion!

Esta nunca trabalhará na TVI

Oiçam com a atenção o que a pivot do Telejornal da MSNBC vai dizendo, recusando as ordens do produtor para abrir o noticiário com uma certa notícia. Eu diria que tem toda a razão, mas é o que vemos todos os dias nos jornais nacionais.

A senhora chama-se Mika Brzezinski e a notícia que ela se recusa a anunciar é a referente á recente saída da Senhora (sim ela é uma Senhora!!!) Paris Hilton da prisão.

Não podiam esperar?

Só mais um dia ou dois. Não custava nada e não era preciso montar a tenda na fila que atravessa alguns quarteirões.