"a nova ponte Chelas-Barreiro não serve para nada"

Esta é a conclusão da meditação que Miguel Sousa Tavares fez sobre a necessidade de uma terceira travessia sobre o Tejo. Vale a pena ler todo o artigo, mas saliento estes dois excertos.
"(...) respondi que nós éramos um país bem mais rico do que as estatísticas económicas mostravam: um terço da população activa, com crise ou sem ela, viaja compulsivamente para destinos exóticos distantes, no Verão, no Natal e na Páscoa; temos 1,5 fogos por habitante e continuamos desenfreadamente a construir segundas habitações no que resta de litoral ou interior ainda disponível; temos mais de um automóvel por família e mais de um telemóvel por habitante; e temos auto-estradas para todo o lado e algumas sem portagens, que fazem corar de inveja esses casos de sucesso económico sem auto-estradas nem TGV que são a Irlanda, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca. (...)

a nova ponte Chelas-Barreiro não serve para nada. Isto é, serve para alimentar o lóbi das obras públicas, o mais poderoso do país, e a crença de que o Estado deve ser o motor da economia e o maior cliente da mal chamada iniciativa privada, (...)"

Miguel Sousa Tavares, artigo de opinião, Expresso de 12 de Abril de 2008

1 comentário:

Dina disse...

prioirdades trocadas e motivações obscuras subjacentes às decisões dos que "nos governam"... assim é a política em Portugal!