Mestrado, Arquitectura, Dissertação


A ,soon to be, Arquitecta Marta Valente (por sinal, pessoa que conheço razoavelmente bem...) em fase de conclusão, do agora denominado, Mestrado Integrado em Arquitectura, pelo Instituto Superior Técnico, escolheu o seguinte tema para a sua dissertação:


Mobilidade pedonal urbana no centro histórico de Lisboa


Através de fontes fidedignas tive acesso a um pré-pré-resumo a introduzir o tema da dissertação.
(...) nos territórios das grandes cidades, também a mobilidade das pessoas adquiriu novas formas, novas exigências e uma maior complexidade, tornando-se fundamental perceber como essas mudanças afectam os cidadãos e as suas comunidades (...)

(...) os esforços empreendidos no sentido de melhorar o sistema de transportes em Lisboa, resultaram demasiadas vezes na degradação das condições de qualidade e segurança com que os peões se deslocam.

(...) O problema que irá ser explorado ao longo do trabalho de dissertação diz respeito ao facto de, nos encontrarmos perante uma rede pedonal não estruturada, que acaba por se traduzir num ambiente frequentemente hostil para o peão, o que no centro histórico de uma capital se torna num problema ainda mais grave. (...)

Dá para ter uma ideia dos objectivos da dissertação, num aspecto tantas vezes descurado pelas autarquias, a melhoria das condições de mobilidade, não de veículos motorizados, mas sim dos cidadãos e para estes. Naturalmente, irei seguir com grande interesse e excitação a execução desta dissertação, pelo facto de ter uma forte conexão com o Ordenamento do Território e também porque me fica bem elogiar o cônjuge... :P

1 comentário:

Anónimo disse...

Go Marta Go...:)