Tudo o que é Mau faz Bem [Livro]


 
Gostam de Tv? Internet? jogos de computador? Eu gosto.
Fartos de ouvir os pais a gritar convosco para sair da frente do ecrã? =))

Obriguem-nos a ler este livro!!!

Não é apenas uma teoria, todo o livro está bem documentado e são apresentados factos da evolução que a inteligência das últimas gerações apresenta. Esta evolução é correlacionada com o incremento de complexidade que todas estas interfaces sofreram.

Nos jogos de computador, passámos de simples jogos bidimensionais como o famoso Tetris e Pacman, para complexos jogos em que precisamos manejar com perícia quase todo o teclado e interagir com o meio que nos rodeia, jogos mais simples como o Simcity onde construimos uma cidade (para isso precisamos usar impostos, criar $$) ou The Sims que se baseia em relações humanas. Resumindo, precisamos usar a cabeça para alguma vez terminar algum destes jogos.

Na Tv ou cinema, aconteceu algo semelhante. As séries televisivas nos anos 70 e 80 eram caracterizadas por seguir um único fio narrativo, com poucas personagens e portanto fácil acompanhar a história. Com poucos minutos do filme ou série quase que conseguimos prever tudo o que vai acontecer a seguir. Aiii...Dallas...Tudo em família....grandes séries LOL
Avançamos para os anos 90 e 2000 e o que encontramos? Filmes como Pulp Fiction, Memento e séries como Os Sopranos, CSI, Serviço de Urgência, House, Simpsons, Seinfeld...e por aí fora. Estas obras obrigam-nos a pensar e tentar acompanhar as múltiplas narrativas e personagens, acompanhar os avanços e recuos na história (por exemplo; Pulp Fiction) e compreender muitas das piadas das comédias de hoje em dia. Até mesmo nos desenhos animados!! Lembram-se do Bambi? Branca de Neve? Gata Borralheira? De certeza que já os viram! Agora comparem-nos com os bonecos que a criançada (e eu!!) vêm agora...Finding Nemo, The Incredibles, Monster Inc......Quantas vezes já os viram? hehe Pois é, os desenhos actualmente são muito mais complexos e contém piadas que apenas adultos percebem, e mesmos os adultos conseguem ver outra, e outra, e outra vez!!! Resumindo, precisamos pensar para seguir muitos destes programas e filmes.

Quanto à internet, se tás a ler isto, então conseguiste decifrar basicamente este interface que tens à frente, provavelmente já consegues compreender algumas palavras básicas de inglês que precisas para manejar às vezes o interface e todos estes botões. Como podes imaginar hoje em dia qualquer criança usa um computador como se fosse algo natural.

Se aliarmos estes factos, aos estudos desenvolvidos que mostram o aumento contínuo de Q.I. dos adolescentes nas últimas décadas, então poderá chegar-se à conclusão que grande parte de Tudo isto que se considera nocivo para as crianças, afinal Faz Bem!! 

Sem comentários: