Como o Universo me conduziu por diferentes Territórios...

  • Avaliação Ambiental Estratégica
  • Gestão de Recursos e Estratégias Territoriais
  • Métodos Interactivos de Participação e Decisão
  • Ordenamento e Ecologia da Paisagem
  • Técnicas de Planeamento Territorial e Sustentabilidade Local
Estas são as cadeiras que me faltam do ramo de Ordenamento do Território e Impactes Ambientais do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Às vezes ainda penso como é que aqui vim parar, uma vez que nunca fui daqueles indivíduos que mal nasceram e já sabem que querem ser Médicos ou Arquitectos. Fui fazendo uma escolha de cada vez e talvez até um pouco contra-natura, pois sempre me dei bem com desporto e no entanto evitei seguir desporto no secundário. Pela dificuldade de escolha e por ter interesse em diversos temas, segui o caminho das Ciências que mais tarde também me possibilitaria um leque maior de opções.

Assim chegou a vez da Engenharia do Ambiente, onde as opções para uma possível carreira são também imensas. Ora a questão é: Porque me interessei por Ordenamento do Território e não gestão do ambiente, sanitária, energias alternativas, sistemas aquáticos, etc...

Seguramente já ouviram uma expressão do tipo "o meio que nos rodeia e as experiências que decorrem da interacção com esse meio é que determinam quem somos". Creio que está aqui a resposta, ou seja, com o decorrer do tempo fui recebendo estímulos mais ou menos evidentes que direccionaram a minha atenção para questões relativas ao território e à organização do espaço nas suas vertentes ambientais e urbanas. Tenho tido oportunidade de contactar diariamente com arquitectos (projectos de) nos últimos anos, o que seguramente me ajudou um pouco a compreender o processo de "criação" das estruturas urbanas.

Além disso tive a oportunidade de conhecer outros países, cujas cidades e espaços rurais espelham a diferença de culturas existente. A aparente harmonia entre os sistemas ecológicos e a malha urbana nos países do Norte da Europa contrasta com a desconexão entre estes nos países a Sul. Provavelmente, compreenderão melhor que nós que tudo o que nos rodeia é "Ambiente" e o caminho passa por um equilíbrio constante entre os valores da natureza e a acção antrópica. A alternativa era continuar a viver na Idade da Pedra ou avançar para cidades ao melhor estilo de "Blade Runner".

Por tudo isto e mais alguma coisa, creio que o Ordenamento do Território é uma área fértil em oportunidades, principalmente neste pedaço de terra, que não descura as outras vertentes ambientais e que me possibilitará desenvolver projectos nos quais espero ter gosto em executar.

3 comentários:

Dina disse...

parece interessante... ou talvez seja porque tu o escreveste! sabes que nós conseguimos tornar apelativo aos outros aquilo que realmente nos apaixona! E parece ser o caso! por isso... Boa sorte!

Anónimo disse...

vai correr tudo bem e em breve serás sr mestre :)

Anónimo disse...

André... partilho a tua opinião! Eu,tu e mais dois colegas, "poucos mas bons", seremos o futuro!
Boa sorte para ti e para o grupo, tu e eu! LOL

Beijinhos Tânia Godinho