Vazios Urbanos - High Line Railroad

A Trienal de Arquitectura de Lisboa, que está a decorrer entre 31 de Maio e 31 de Julho é um "Festival" de Arquitectura que tem como tema central os Vazios Urbanos. Estes "São espaços expectantes, mais ou menos abandonados, mais ou menos delimitados no coração da cidade tradicional, ou mais ou menos indefinidos nas periferias difusas. São manchas de “não-cidade”, espaços ausentes, ignorados ou caídos em desuso, alheios ou sobreviventes a quaisquer sistemas estruturantes do território." (Fonte: Trienal de Arquitectura de Lisboa)

Este é o caso de uma ferrovia elevada inactiva desde meados dos anos 80 que se encontra no lado oeste de Manhattan, Nova Iorque. Este espaço abandonado é simultaneamente, um elemento estranho, um exemplar dos anos dourados do crescimento industrial e uma oportunidade no coração de um das mais importantes cidades do mundo.


Desta forma, a reconversão deste espaço foi sujeito a concurso, tendo a proposta vencedora pertencido à firma de arquitectura Dille Scofidio + Renfro, em colaboração com a Field Operations. (Fonte: Blog da Trienal de Arquitectura de Lisboa)

O projecto consiste em transformar o espaço anteriormente inacessível, num "percurso" urbano e ecológico, onde se conjuga um espaço pedonal com elementos da natureza. A conclusão do projecto está prevista para 2008/09.

Para saber mais sobre a High Line e o projecto:

1 comentário:

Anónimo disse...

:)