Professor tem a palavra II


O Prémio Pessoa 2006 foi atribuído ao professor António Câmara, co-fundador e CEO da YDreams, empresa de tecnologias, anunciou hoje o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão. O premiado mostrou-se surpreendido com a distinção.

O júri decidiu atribuir o Prémio Pessoa 2006, no valor de 50 mil euros, a "uma das figuras mais representativas de uma nova área de conhecimento aplicado, incluindo as tecnologias da informação e realidade virtual, que tem tido, nos últimos anos, uma expansão notável no nosso país".

"A sua repercussão em campos tão diversos como a biomedicina, as telecomunicações, a ecologia, o planeamento urbano ou até o simples quotidiano das pessoas, constitui uma verdadeira revolução", justificou o júri ao distinguir a área de actividade do premiado.

António Câmara disse ter ficado surpreendido com a distinção, que considerou "uma grande honra". "Foi uma surpresa total. O meu perfil de professor/empresário não era semelhante nem parecido com o dos anteriores vencedores do Prémio", disse, citado pela agência Lusa.

Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi um dos fundadores da YDreams, uma das mais destacadas empresas portuguesas da área das novas tecnologias.
Fonte : Sic.

Só tive oportunidade de contactar com este professor na cadeira de Análise de Sistemas e Simulação em Ambiente e apesar de se ter limitado a apresentar poucas aulas (maioria dadas por uma prof/assistente) o seu discurso é cativante. Bastante descontraído, limita-se a passar a informação que se pretende (tem consciência que os alunos apenas apreendem limitada informação numa hora de aula). Porque é que todos os professores que passaram pelo MIT ou outras Universidades de renome têm uma forma de leccionar e interagir completamente diferente de todos os outros?!

A empresa que ele criou (YDREAMS) e onde diversos colegas meus trabalham têm tido grande sucesso por todo o mundo e a primeira palavra que me vem à cabeça para a descrever é Criatividade. É o que se exige a uma empresa de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Sem comentários: