Respigadores....

Hoje na aula de Gestão de Resíduos tivemos uma pequena sessão de cinema, onde assistimos ao documentário de Agnès Varda "Os Respigadores e a Respigadora", 2000, Atalanta Filmes/FNAC.

A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora, nesse sentido é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma "recuperadora" das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás ("le filmage est aussi glanage"). Um filme lúcido e livre, mediado pelas "mãos que envelhecem" da própria cineasta.
Um documentário semelhante à Reportagem Sic do último domingo: "Vida de Sobras"

Pormenor interessante do documentário, é verificar o desperdício que todos os dias se verifica por esse mundo fora, que começa na fonte quando se trata de comida. Quando é feita a colheita de fruta, batatas, etc...essa colheita obedece a certos parâmetros e apenas são recolhidas (manual ou mecânicamente) alimentos com determinado calibre (tamanho). Todas as peças que não tenham esses parâmetros (são pequenas ou muito grandes) são deixadas nos campos, até que apodrecem. O que a maioria das pessoas desconhece, é que essas sobras podem ser recolhidas por qualquer pessoa (no documentário estamos em França). São toneladas de desperdício em apenas UM campo de cultivo....

Sem comentários: